A Apple pode ter decidido encerrar o desenvolvimento do seu próprio modem 5G

Cristina Assunção

Algo que vinha sendo acompanhado com expectativa para futuros lançamentos de iPhones e possivelmente Macs.

Rumores apontam que a Apple desistiu do projeto, devido a uma série de dificuldades

Modem da Apple/Imagem-crédito: meudevice-
Modem da Apple/Imagem-crédito: meudevice-

Um recente boato sugere que a empresa está abandonando esse projeto devido a uma série de dificuldades que enfrentou durante o desenvolvimento, conforme relatos de uma fonte próxima à empresa.

Rumores indicam que a Apple está passando por um processo de reestruturação em seus investimentos no departamento responsável pelo desenvolvimento do modem 5G nos últimos anos. Parece que os esforços para incorporar o modem no iPhone SE de 4ª geração ou criar o seu próprio componente não foram bem-sucedidos e estão prestes a ser totalmente descartados.

Falha na segurança do Bluetooth deixa dispositivos Apple vulneráveis a ataque

Se essas informações forem verdadeiras, não seria a primeira vez que a Apple interrompe planos relacionados a novos produtos ou componentes. Entretanto, neste caso, é surpreendente considerando o tempo e recursos investidos até agora, incluindo a aquisição de uma divisão da Intel e investimentos bilionários. Apesar dos desafios técnicos e burocráticos, a Apple vinha trabalhando nesse componente há um bom tempo, vislumbrando um amplo uso dessa tecnologia.

Outras informações: A Apple remunera a Arm com menos de US$0,30 por unidade vendida de seus dispositivos

Scanner de documentos integrado é adicionado ao Google Drive para iPhone

Havia sinais de dificuldade no desenvolvimento do modem desde junho do ano passado

Modem 5g Qualcomm/Imagem-crédito: reuters-By Stephen Nellis
Modem 5g Qualcomm/Imagem-crédito: reuters-By Stephen Nellis

Desde junho do ano passado, havia sinais de que o desenvolvimento do modem enfrentava dificuldades, e isso foi aparentemente confirmado em setembro deste ano, quando a Apple renovou seu acordo com a Qualcomm para fornecimento de modems até 2026.

Embora a transição do modem da Qualcomm para o da Apple fosse esperada para iniciar no final de 2025, a fornecedora atual do componente tinha um cronograma mais otimista. No entanto, o fato é que todo grande projeto na Apple tem seus altos e baixos, como foi o caso do desenvolvimento dos chips Apple Silicon, que começou vários anos antes da apresentação do M1.

Clientes no Reino Unido estão recebendo iPhones incorretos da Apple

A evolução do modem da empresa é um processo a ser acompanhado de perto para ver como isso impactará os planos futuros da Apple no mercado de dispositivos móveis e outros produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *