Apple traz o modo de baixa potência para Mac e iPad

Com as atualizações de software do iPadOS 15 e do macOS 12 Monterey, a Apple trouxe o modo de baixa potência do iPhone para o iPad e Mac, ajudando a prolongar a vida útil da bateria nesses dispositivos.

DESTAQUES:

  • A Apple estreou o modo de baixa potência no iPhone em 2015.
  • Reduz a atividade de fundo para conservar energia.
  • O iPadOS 15 traz o modo de baixa potência para o iPad.
  • macOS Monterey faz o mesmo para notebooks Mac.
  • No Mac, ele suporta o modo plugado e desconectado.

iPad e Mac recebem modo de baixa potência para prolongar a vida útil da bateria

Com as atualizações do iPadOS 15 e do macOS 12 Monterey da Apple, seus iPads e notebooks Mac estão recebendo alguns novos recursos significativos de economia de energia que vai dar mais um tempo adicional de bateria.

O modo de baixa potência fez sua estreia ao lado da atualização do iOS 9 que foi lançada em setembro de 2015. Com o recurso ativado, o tempo de execução aumenta em detrimento da velocidade e conveniência, pois o modo de baixa potência desliga temporariamente certos processos para economizar energia.

Por exemplo, o modo de baixa potência alcança a economia de vida útil da bateria reduzindo a velocidade da CPU do sistema, o que fará com que o dispositivo seja executado e responda mais devagar do que o normal. Além disso, o modo de baixa potência diminui o brilho do display para prolongar a vida útil da bateria.

mackbook baixa potencia
Mackbook mac tempo de bateria

A Apple fornece APIs para que os desenvolvedores tenham seus aplicativos respondendo de acordo quando o usuário habilita ou desativa o modo de baixa potência. Por exemplo, um jogo poderia reduzir a fidelidade gráfica e diminuir a taxa de quadros para aumentar a vida útil da bateria enquanto o modo de baixa potência está ligado, e vice-versa.

Como ativar o modo de baixa potência no iPad

O interruptor para ligar ou desligar o modo de baixa potência no seu iPad é encontrado exatamente no mesmo lugar dentro do aplicativo “Configurações” que o modo de baixa potência alternar no seu iPhone:

  • Abra configurações no seu iPad com o iPadOS 15.0.
  • Escolha a opção “Bateria” na lista.
  • Deslize o botão “Low Power Mode” para a posição ON para ativar o recurso.

Com o modo de baixa potência ativo, o ícone da bateria na barra de status fica amarelo.

Como no iPhone, você também pode adicionar um modo de baixa potência dedicado para alternar e entrar na “Central de Controle” do iPadOS ou ativar ou desativar o recurso, perguntando à Siri.

Além de diminuir um pouco o processador e escurecer um pouco o display, o modo de baixa potência do iPad também reduz temporariamente as atividades de fundo, como downloads e e-mail fetch.

No iPad, o modo de baixa potência está disponível em qualquer tablet da Apple compatível com o iPadOS 15.

Como ativar o modo de baixa potência no Mac

O modo de baixa potência no macOS é encontrado na opção preferências de bateria. No Mac, no entanto, você pode alternar separadamente o modo de baixa potência para operação plugada e desconectada.

  • Clique no menu da Apple no seu Mac com o macOS 12.0 Monterey ou posterior.
  • Escolha “Bateria” na janela Preferências do sistema.
  • Selecione “Bateria” ou “Adaptador de alimentação” na barra lateral esquerda.
  • Marque a caixa ao lado do “modo de baixa potência” para ativar o recurso.

Convenientemente, o modo de baixa potência no Mac pode ser definido independentemente para quando o seu notebook Mac estiver com bateria ou conectado à tomada. “Seu Mac otimiza o desempenho para reduzir o consumo de energia e aumentar a vida útil da bateria”, um dos recursos que a empresa Apple descreve.

O modo de baixa potência está disponível nos notebooks MacBook e MacBook Pro fabricados no início de 2016 e posteriormente, de acordo com os requisitos do sistema da Apple.

Deixe um comentário