Segundo pesquisa a Apple solicitou desde 2000, 248 patentes relacionadas para automóveis
A Apple solicitou e publicou um total de 248 patentes relacionadas para automóveis desde 2000.
De acordo com um estudo do site de notícias japonês Nikkei e da empresa de análise Intellectual Property Landscape, com sede em Tóquio.
As patentes cobrem a tecnologia de condução autônoma, conforto de viagem, assentos, suspensões, navegação, gerenciamento de baterias, conectividade veículo (V2X) para comunicação veículo-veículo, etc. A Apple registrou o maior número de patentes relacionadas à comunicação e navegação, seguidas por condução autônoma.
Uma vez que a Apple apresenta um pedido de patente, leva cerca de 18 meses para publicá-lo. Até agora, a Apple publicou oito patentes relacionadas a automóveis de 2021, mais patentes devem ser concedidas ainda este ano e o número de patentes publicadas em 2021, deve exceder o número de patentes publicadas pela Apple em 2020.

Os pedidos de patentes relacionadas a automóveis começaram a aumentar em 2016, após menos de 10 por ano nos anos 2010, com o da Apple 44. Os pedidos de patentes aumentaram ainda mais em 2017, quando a Apple apresentou um recorde de 66 pedidos.
As notícias sobre o trabalho da Apple em algum tipo de veículo autônomo surgiram pela primeira vez em 2014 e, desde então, ouvimos rumores regulares sobre o progresso da Apple. O trabalho no carro mudou várias vezes, e houve momentos em que parecia que um carro completo não iria acontecer, mas nos últimos anos, as mudanças no projeto indicam que a Apple está realmente pressionando para que algum tipo de veículo elétrico autônomo seja lançado até o final da década.
A Apple tem conversado com vários fabricantes de veículos e fornecedores de peças nos últimos dois anos, mas ainda não está claro com quem exatamente planeja fazer parceria para seu veículo elétrico. As inúmeras patentes da Apple relacionadas a janelas, assentos, suspensão e outros componentes físicos do carro reforçam a especulação de que a Apple lançará um carro em vez de simplesmente focar em software condução autônoma.

Rumores recentes indicam que a Apple tem planos ambiciosos para seu veículo autônomo, visando mudar o mercado de automóveis da mesma forma que o iPhone mudou o mercado de smartphones. A Apple está explorando um projeto com quatro bancos voltados para dentro e sem volante ou pedal de freio.
Não há informações sobre quando o carro da Apple estará à venda, mas fontes confiáveis como Mark Gurman da Bloomberg e Ming-Chi Kuo, analista da Apple, sugeriram que a Apple está visando um lançamento em 2025.