Bloqueando sites e protegendo sua internet com o OpenDNS

A internet é uma selva de pedra, e a cada esquina tem alguém querendo te ferrar, a verdade foi dita!

Qual melhor DNS?

Nem é de hoje, deste 2006 quando minha única forma de acesso a internet era um modem CDMA (1xRTT) da vivo, que mesmo não sendo uma rede planejada para dados, já sofria dos problemas do 3G atual, embora tivesse menos clientes ocupando a rede do que hoje.

Deste aquela época, após 6 meses reclamando que vários sites não abriam ou tendo problemas imagináveis, aprendi que DNS de operadora não presta. Mas você deve estar pensando, o que esse cara esta falando?

Tirando a história dos problemas com a operadora, que independe de qual seja, sempre terá quem defenda e quem ataque.

Os DNS são servidores que convertem o nome do site que você digita em um endereço IP que vai encaminhar ao site que você quer visitar.

Na internet só existem números, ou seja, se jogar na internet. Vou dar um exemplo: “https://iphoneblog.com.br/” o computador não sabe o que significa, e vai perguntar ao servidor de DNS do seu provedor para onde ele deve encaminhar, assim o servidor DNS responde para o computador: iphoneblog.com.br acesse o seguinte endereço IP e a pagina é carregada.

Isso faz dos servidores DNS uma das partes mais importantes da internet, e como a maioria das empresas não se preocupam o suficiente ou sabem proteger os DNS, ocorrem vários casos de envenenamento de DNS, quando o servidor DNS é inundado com informações falsas, fazendo com que os usuários sejam encaminhados para uma página falsa ao invés da verdadeira.

Acabo assustado com a frequência com que isso acontece. Algo que talvez não incomode você hoje, mas eu acho isso um perigo, pois tentar acessar um site que não existe, ou digitar o endereço errado e cair numa pagina do seu provedor cheia de anúncios inúteis ou uma página do seu provedor tentando adivinhar o que você estava tentando acessar é irritante.

A melhor forma de se proteger disso é utilizando servidores de DNS seguros, e que não vai acontecer esse “sequestro de página”, afinal você não é obrigado a utilizar o DNS do seu provedor.

Como configurar o Open DNS?

As alternativas mais comuns são o OpenDNS e o Google Public DNS, mas como já acho que o Google monitora demais a vida das pessoas, e acho perigoso como as pessoas dando poder (informação é poder) demais para uma única empresa, prefiro ter soluções especializadas de várias fontes do que tudo em um só.

Por isso, deste 2006 utilizo o OpenDNS, que além de ser um serviço de DNS de extrema qualidade que nunca me deixou na mão, também permite agregar valor, bloqueando sites suspeitos, sites que te enfiam anúncios goela abaixo sem ser solicitados, outros que contém malware e muitas outras pragas virtuais, além de que se você quiser, pode bloquear qualquer site, muito útil para proteger crianças e também adultos que não entendem os perigos da internet e querem o prêmio por serem o 1000 visitante de um site enganoso.

Outra opção excelente é o AdBlock. Rápido, fácil e simples.

Como usar o Open DNS no roteador? Configurando o OpenDNS

Na verdade configurar o OpenDNS é bem simples, embora as pessoas comuns se assustem, por acharem que é coisa do outro mundo, não há motivo para pânico, basta muita calma e um pouco de vontade.

Você pode facilmente configurar o OpenDns no seu computador, porém o melhor lugar para configurar é no seu roteador, pois ele é quem gerencia as conexões da sua rede.

Quem tiver um AirPort Extreme, AirPort Express ou Time Machine da Apple, basta clicar no Finder > Aplicativos > pasta de utilitários > e clicar no Utilitário do AirPort, e em seguida como nas imagens abaixo, clicar em editar, acessar na aba internet e inserir o numero do servidores DNS, e clicar no botão atualizar, na qual vai reiniciar seu Airport já com o novo DNS, simples né?

Atenção abaixo é um exemplo vai colocar as informações que são liberadas no site para você.

airport
AirPort
utilitario air port
Utilitário AirPort

Como cada fabricante/equipamento tem um modo diferente de configuração, alguns até parecido com o Airport da Apple, outros completamente diferentes tendo várias etapas de configurações, por isso, recomendo que entre nesta página e procure a fabricante do seu roteador e veja os exemplos de configuração do seu equipamento.

O OpenDNS oferece algumas opções a mais, além do DNS normal, oferece também o DNS com o FamilyShield que proteje contra a maioria das coisas nocivas da internet (infelizmente não existe nada 100% seguro).

Basta inserir esses endereço de DNS no seu roteador para ter o FamilyShield pré configurado (molezinha). Confirma no site se continua o mesmo IP.

  • 208.67.222.123
  • 208.67.220.123

Caso queira mais controle, bloquear sites específicos basta acessar o site do OpenDNS, fazer um cadastro gratuito (existe a opção paga, mas não creio que seja necessária), lembrando que o gratuito/plano pessoal só permite gerenciar uma rede, mas internet residencial só tem 1 IP externo então tudo bem. Se você quiser bloquear alguns sites este é o melhor método e totalmente gratuito.

Normalmente internet residencial não possui IP fixo, ou seja, a cada reconexão você recebe um endereço de IP diferente, neste caso para que o bloqueio personalizado (se usar o FamilyShield pré-configurado não precisa se preocupar com isso) continue funcionando é necessário do OpenDNS, abri a opção settings, Advanced Settings e ativar o dynamic IP update, e após isso instale em algum computador da sua rede o OpenDNS Dynamic IP Updater Client que vai avisar o OpenDNS cada vez que o endereço da sua rede mudar e manterá suas restrições funcionando. 

Além do bloqueio de sites específicos, ele também permite personalizar tanto o aviso, quando o logo que aparece nele, o que me deixou brincar e colocar o logo da S.H.I.E.L.D como na imagem abaixo:

bloqueio de sites
Bloqueio de sites

E tem inclusive um formulário para que possam solicitar a você o desbloqueio dos sites, caso alguém queira acessar algo que tenha sido bloqueado.

Está gostando do iPhone Blog? Então venha curtir e participar do nosso Grupo no Facebook, e estamos também no Twitter.

5/5 - (36 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações