Carro da Apple – Quais são os planos?

Relatórios do CEO da empresa Volkswagen deixam dúvidas sobre o carro elétrico da Apple. Será realmente que teremos novidades?

Quando vai lançar o carro da Apple?

O projeto do carro elétrico da Apple, o Apple Car, está no caminho certo. Mas o CEO da Volkswagen, Herbert Diess, acredita que o fabricante do iPhone com as atualizações do iOS tem outros planos para a iniciativa sobre o carro autônomo.

Ao invés de um carro completo e 100% autônomo, a Apple está trabalhando no software, acredita o executivo alemão. Para Diess, a empresa quer que seus produtos sejam parte integrante da experiência de condução em veículos modernos.

“Não tenho certeza se a Apple trará os carros para o mercado”, disse o executivo durante a conferência hub.berlin na última quarta-feira (22), informou a Reuters. “Seria um esforço enorme”.

Carro Da Apple
Carro da Apple – Vanarama/Divulgação

De fato, durante a WWDC 2022, evento anual da empresa, foram confirmados os planos de lançar uma versão completamente redesenhada do Apple CarPlay até o final de 2023.

Em comparação com a versão atual, a plataforma concederá maior acesso aos controles climáticos e terá suporte de voz para o Siri. Além disso, o CarPlay poderá trabalhar em todas as telas do carro para exibir informações essenciais, como velocidade, diretamente no painel de instrumentos.

Reorganização do projeto do carro da Apple

Desde 2014, a Apple está trabalhando em um carro elétrico autônomo. Entretanto, uma série de desafios de desenvolvimento tem levantado questões sobre quando o projeto será oficialmente revelado.

No início deste ano, Ming-chi Kuo alertou em sua conta no Twitter que a equipe automotiva da Apple havia sido “dissolvida por um tempo” e precisava ser reorganizada em breve para que a empresa pudesse considerar o lançamento de um carro elétrico em 2025.

O projeto também sofre com a alta rotatividade de funcionários. O designer e engenheiro da Porsche LMP1 Alex Hitzinger, por exemplo, foi contratado no início de 2016, mas deixou a empresa três anos mais tarde para assumir um cargo na Volkswagen. O mesmo aconteceu com o executivo Doug Field, que deixou Cupertino no ano passado para um cargo na Ford.

A patente da realidade virtual e os rumores

A Apple registrou uma patente nos EUA para seu próprio sistema de realidade virtual para carros sem janelas. Embora a patente seja apenas para o sistema virtual, e não para o carro em si, ela reacendeu rumores antigos de que a empresa poderia estar se preparando para entrar no segmento automotivo.

A imagem que ilustra esta notícia é apenas arte conceitual produzida pelo site VRScout e não representa nada oficial. Foi criado com base nas informações incomuns de que o projeto de carro da Apple seria sem janelas. A imagem gerou memes na internet.

Como seria o carro da Apple?

Carplay Carro Da Apple
Carplay Carro Da Apple – Créditos Imagem: VRScout

De acordo com a patente, o conteúdo da realidade virtual seria sincronizado com o movimento e a aceleração do veículo enquanto ele dirige para seu destino escolhido. O carro seria totalmente autônomo e não teria nenhum controle físico, como um volante ou pedais. 

Ao invés das janelas convencionais, o carro teria câmeras instaladas ao seu redor, que transmitiriam imagens ao vivo para os óculos de realidade virtual dos passageiros. Também seria possível assistir a vídeos, ler livros e participar de palestras em um ambiente sem os nervos de uma viagem de carro.

Entre o final de 2021 e o início deste ano, vários profissionais deixaram a Apple para trabalhar no Meta de Mark Zuckerberg. Na debandada, Mark Gurman e Joe Bass, dois nomes importantes envolvidos no carro da Apple, deixaram a empresa. Em maio, a Apple contratou Desi Ujkashevic, que antes era diretora global de engenharia na Ford, para trabalhar em seu projeto de carro elétrico, embora sua posição não tenha sido revelada.

Há especulações de que a Apple está em conversações com outras empresas como BMW, Nissan e até mesmo Panasonic para desenvolver o veículo. O projeto, no entanto, permanece não confirmado pela empresa, que o mantém “em segredo” há mais de uma década.

A ideia de criar um carro da Apple surgiu em 2008 e desde então foi desenvolvida dentro da empresa sob o nome de Projeto Titan. De acordo com a imprensa, o iCar (nome especulativo) era um dos maiores sonhos do ex-CEO Steve Jobs antes de morrer. Desde então, o projeto tem sido marcado por falsas partidas e de volta à estaca zero, eventos que têm sido seguidos pelo público apenas através de vazamentos, já que a Apple não revela nada.

No entanto, há rumores de que o carro poderia ser anunciado em 2025 ou 2026. Só podemos esperar.

Se você está na dúvida quais são os carros compatíveis com CarPlay veja nessa lista https://www.apple.com/br/ios/carplay/available-models/.

Deixe sua estrelinha
Você pode gostar também:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações

pt_BR