Review Chipolo One Diferença Airtag Apple

Hoje vou fazer um pequeno review comparativo do Chipolo ONE Spot e como ele se compara ao AirTag da Apple.

Eu tenho feito artigos sobre esse assunto e o último foi AirTag queridinho da Apple em vendas. Desde a popularidade dos dispositivos AirTags estava impaciente para tentar alguma alternativa de terceiros, disponível e neste momento o Chipolo ONE Spot caiu bem nas buscas que fiz na internet. 

Concorrente com rastreador e suporte ao buscar da Apple

O dispositivo da Chipolo é uma das únicas três empresas que foram aprovadas pela Apple até o momento para fazer parte da rede Find My Network. Dos três, é a única empresa que construiu um rastreador de itens semelhante ao AirTag.

Então, se você está nesse mercado procurando um rastreador de itens que funciona com o aplicativo da Apple, suas opções no momento em 2021 são o Apple AirTag ou o Chipolo ONE Spot.

Para outras informações do produto acesse: Chipolo ONE Spot – Pre-order – Chipolo

Dito isso, a equipe da empresa Chipolo fez alguns testes para revisão antes do seu lançamento oficial no final de junho de 2021. Este post será essencialmente uma revisão do dispositivo Chipolo ONE Spot e uma comparação direta com a AirTag.

Design

Infelizmente ainda pouco conhecido pelo público, a empresa está começando a divulgar/falar do Chipolo até que a Apple fez deles um parceiro de lançamento. Mas isso não significa que sejam recém-chegados. Muito pelo contrário, a empresa já existe há alguns anos e é mais conhecida por fazer rastreadores Bluetooth semelhantes ao que a Tile vem fazendo. Em resumo Chipolo tem experiência em projetar e fazer rastreadores de itens. 

Essa experiência importa?

Importa para decisões básicas de design que você não encontrará na AirTag. Sim, estou falando do buraco de chaveiro, um recurso de design óbvio surpreendentemente ausente da AirTag. A boa notícia é que a Chipolo entende as necessidades dos seus usuários e adicionou um furo ao seu dispositivo para anexar diretamente um chaveiro a ele. No que diz respeito ao design, esta é a única vantagem que o ONE Spot tem sobre o AirTag.

Plástico frágil

O Chipolo ONE Spot é inteiramente feito de plástico frágil, muito distante do plástico de alta qualidade e aço inoxidável que a Apple usa para o AirTag. Ao toque, o resultado normalmente deixa impressionado, mas decepcionado dito por alguns.

Resistência à água

O ONE Spot é classificado como IPX5, o que significa que pode levar um pouco de chuva, molhar um pouco na pia bem rápido. Atenção, ele não tem resistência em termos de profundidade.

Chipolo ONE Spot
https://chipolo.net/en/products/chipolo-one-4-pack

Em comparação, o AirTag tem uma classificação IP67, o que significa que pode ser submerso em 3 pés de água por até 30 minutos. Mais uma vez, você pode dizer a diferença na classificação IP apenas segurando o AirTag na mão.

Eu acho que na realidade essa diferença não importa porque é improvável que você não vá entrar na piscina com o seu AirTag ou seu ONE Spot, mas se a resistência à água é algo que importa para você, então a AirTag claramente tem a vantagem.

Tamanho e peso

O ONE Spot pesa 0,28 onças (8 gramas) e mede 1,49 x 0,25 polegadas (37,9 x 6,4 mm). Isso se compara a 0,39 onças (11 gramas) e 1,26 x 0,31 polegadas (31,9 x 8 mm) para a AirTag.

Na sua mão, o AirTag parece menor, mas você pode claramente dizer que é mais pesado também, provavelmente por causa do aço inoxidável. No final das contas, essas diferenças são insignificantes.

Tecnologia

Tanto o AirTag quanto o ONE Spot compartilham a mesma tecnologia. Ambos usam a mesma rede criptografada e anônima Find My Network que impede de saber a localização do seu dispositivo. Ambos os dispositivos podem ser localizados em um mapa usando o aplicativo Find My Network, e ambos podem reproduzir um som para localizar facilmente quando próximos.

Som

O alerta de som do ONE Spot tem um volume maior do que o da AirTag, facilitando a localização do item em uma sala ou em uma mochila.

Tem um erro que acontece tanto nos dois fabricantes: muitas vezes poderá receber mensagens de “item não alcançável” ao tentar soar o alerta. Remova a bateria e coloque de volta para resolver.

Pode ser apenas algum tipo de bug de firmware que pode ser corrigido mais tarde possivelmente.

Precisão

Uma grande diferença entre os dois rastreadores é que o ONE Spot está perdendo o chip U1 projetado pela Apple para Ultra Wideband e Precision Finding. Infelizmente, isso impede que o rastreador aproveite o Precision Finding, o recurso que permite obter direções precisas para o seu AirTag quando ele está dentro do alcance Bluetooth.

Por exemplo, se você quiser usar o ONE Spot para manter o controle das suas chaves, então você definitivamente gostaria de usar Precision Finding para localizar se estiver, por exemplo, atrás das almofadas do sofá. A falta deste recurso é uma desvantagem em relação à AirTag.

Acessórios

Devido à consciência relativamente baixa da marca, não há acessórios disponíveis para o Chipolo ONE Spot, até o momento no mercado. Claro, você tem o buraco de chaveiro que é muito conveniente, mas isso é tudo que você tem.

Em contraste, já existe um ecossistema sendo construído em torno da AirTag, com dezenas de acessórios diferentes sendo feitos a cada dia.

Então, a menos que você só planeje usar o rastreador com suas chaves, você definitivamente terá mais opções à sua disposição usando um AirTag.

Preço

Bem, em termos de Brasil já sabemos que o valor é bem salgado. Embora o AirTag seja um pouco mais caro que o ONE Spot, não tem uma diferença tão gritante nos EUA.

Andei analisando os valores em alguns sites americanos e a diferença realmente foi baixa.

ONE Spot vs AirTag: qual você deve comprar?

Não tenho dúvidas de que é melhor comprar um AirTag. Claro que você pode está pagando mais, e você pode não conseguir um buraco de chaveiro encontrado no concorrente, mas este é um pequeno preço a pagar em comparação com os benefícios que você recebe em troca.

AirTag tem um design melhor que é mais resistente à água e tem o Precision Finding. Ele também vem com uma quantidade crescente de acessórios. Outro ponto que os usuários de produtos da Apple tem certeza é que a empresa vai lançar atualizações de firmware que só podem tornar o dispositivo melhor.

Chipolo ONE Spot vale a pena comprar?

Ele tem um furo de chaveamento, um alto-falante melhor que fornece um alerta mais alto, e é apenas um pouco mais barato. 

Para quem é fanboy da Apple ainda pode afirmar que o AirTag é um produto melhor no geral.

Agora o tempo vai dizer melhor as diferenças dos fabricantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações