How to lock iPhone in case of theft?

Hoje em dia, um dos grandes medos é ter o iPhone or iPad roubados, não é verdade?

Com a evolução dos telefones guardamos nossas fotos, dados e informações pessoais que não queremos que ninguém veja. E se tornou um grande risco ter essas informações nas mãos de outras pessoas.

Primeiro passo é nunca reaja neste momento de roubo ou furto. Sim, o iPhone no Brasil é muito caro, mas a sua vida vale mais que um smartphone.

É por isso que hoje vamos ensinar de forma simples como bloquear e apagar à distância, informações no seu aparelho com sistema operacional iOS. Mesmo que seja o caso de perda do celular poderá usar.

Passo a passo para bloquear o iPhone roubado

Sendo um celular novo comprado na loja uma das dicas é fazer o seguro contra roubo para iPhone. Antes de assinar qualquer papel leia antes quais são as coberturas do seguro celular. Pergunte também o que não está coberto. Existem várias seguradoras pesquise antes.

Ativando a sua linha junto a uma operadora, peça para habilitar o “eSim” caso o seu celular tenha suporte. Essa opção ajuda caso seja retirado o chip. Já fique ciente normalmente a operadora vai tentar empurrar algum serviço junto, o que não é obrigatório. A operadora “Oi” ainda não faz isso.

Você também precisa fazer isso quando pegar o seu celular pela primeira vez. Bloquear acesso ao menu de controle. Acesse: Ajustes – Face ID – Central de controle. Agora vai desmarcar “Central de controle”. 

Obs.: Modelos antigos não tem essa opção Face ID. Se você não tem o Face ID habilitado a central de controle não aparece e nesse caso, vai na opção “Touch ID e Código” para fazer o bloqueio.

Bloquear celular roubado

Agora você precisa entrar no site do iCloud no seu computador, tablet ou celular de outra pessoa e digitar o seu ID e senha da Apple. Acesse a opção “Buscar iPhone”.

O site vai procurar todos os aparelhos da Apple que você tem e vai aparecer no mapa para você ver a localização. Nesse momento, clique no seu iPhone e depois em “Apagar iPhone”. Todos os seus dados vão ser deletados.

Heads up: Lembrando quando você fizer isso, não vai dar mais para continuar rastreando o celular, ok?

Read too: How to lock iPhone in case of theft

Mas, a pessoa que levou o seu telefone também não vai conseguir fazer mais nada com ele, pois só é possível usar outra vez se for colocado o seu ID e senha da Apple.

É possível rastrear um iPhone desligado?

Se o celular estiver desligado, assim que ele for conectado em um computador ou tiver a internet ligada, os dados serão apagados imediatamente. 

Então não se preocupe nesse momento, mas claro faça outras ações também. 

Para evitar problemas, outra dica para não ter nenhum dado roubado é sempre usar uma senha para desbloquear o iPhone ou usar o sensor biométrico, caso você tenha um modelo 5s ou superior. 

Se você tem dúvidas de como ativar rastreador no celular leia a próxima dica.

bloquear iPhone roubado
iPhone roubado o que fazer?

Como funciona o rastreador de celular? Como rastrear um celular roubado?

Agora aprenda como funciona o rastreador de celular gratuito da Apple.

Deixe sempre o “Buscar meu iPhone” ativado, se não você não vai conseguir fazer todo o procedimento de rastreamento e bloqueio de dados que foi explicado.

Agora acessando no seu celular “Ajustes” e “iCloud“, é só ativar a função de “Buscar iPhone”, que o seu celular vai ficar protegido.

Caso tenha um iPhone 5s acesse: Ajustes – Senhas e contas – iCloud – Buscar iPhone e habilite “Buscar iPhone”.

Outra opção que pode usar como alternativa, mas precisa baixar antes é o app life360 que também é um rastreador para celular.

E você sabe o que é bem legal nesse bloqueio de celular?

Essas dicas valem para iPods, MacBooks e iPads também.

Não esqueça de ligar para sua operadora para bloquear o seu chip e IMEI. O seu IMEI você precisa ter anotado para fazer o bloqueio.

More information: Como descobrir o código IMEI do seu iPhone

  • Operadora Claro: telefone fixo 1052
  • Operadora Oi: telefone fixo 1057 – celular *144
  • Operadora TIM: telefone fixo 1056 – celular *144
  • Operadora Vivo: telefone fixo 1058 – celular *8486

Outra opção para quem tem iOS 15 em diante será possível rastrear o seu celular mesmo desligado.

Senha no chip SIM

Obs.: Leia tudo antes e tenha certeza do que vai fazer. Se você errar mais de 10 vezes o PUK e a senha vai bloquear o seu chip.

Mais uma forma para aumentar a segurança do seu iPhone, dos seus dados e das suas contas bancárias, 

Agora você vai entender como bloquear uma senha do seu cartão SIM para evitar que alguém possa enviar, SMS e mesmo ter acesso ao seu Whatsapp.

Caso seja feita a tentativa de colocar o seu chip em outro telefone celular esse bloqueio vai aparecer com uma tela, pedindo uma senha de até quatro dígitos e terá 3 tentativas e depois disso o seu chip é bloqueado.

Obs.: Quando você compra um chip junto com o seu número vai receber o código PUK na embalagem do chip. Esse que você precisa anotar para sempre caso faça o procedimento abaixo. Se você não sabe mais qual o PUK da sua operadora precisa ligar para se informar.

Other information: Verificação em duas etapas WhatsApp

Abra a opção Ajustes – Celular. Se você tem mais de um chip precisa escolher em qual vai bloquear eu aconselho o bloqueio em todos. Assim que selecionar clique em PIN do SIM e ative. Se você tem um iPhone 5S acesse Ajustes – Celular – PIN do SIM e ative a opção.

Coloque uma senha que você não esqueça. Assim que colocar a senha aperte no ok.

Se essa for a primeira vez que você está fazendo isso, vai pedir para digitar antes o código PIN da operadora. Se você não sabe ou não lembra, veja abaixo.

Esse é o código PIN da operadora Vivo: 8486

Esse é o código PIN da operadora TIM: 1010

Esse é o código PIN da operadora Claro: 3636

Esse é o código PIN da operadora Oi: 8888

Vale lembrar que mesmo você tirando o seu chip para colocar em outro telefone celular vai aparecer a opção bloqueio do SIM. O código PUK também existe limite de tentativas.

Heads up: Caso você erre o PUK mais de 10X, terá que comprar outro chip e fazer contato com a operadora para transferir o seu número.

O PIN bloqueia o chip e se o seu PIN estiver bloqueado e não souber mais a senha terá que digitar o PUK, para desbloquear o PIN e assim desbloquear o seu chip.

Roubo iPhone – Site para bloquear o celular

Muitos ainda não conhecem esse site com um serviço bem útil caso ocorra roubo de iPhone. O site é o Cbloc e no site você consegue também solicitar o bloqueio do seu celular caso seja roubo ou furto. A ideia do site é bem simples para evitar que a pessoa que cometeu o crime tenha, como ativar o celular  na sua operadora de telefonia.

Acesse: http://cbloc.seguranca.mg.gov.br/

O que as pessoas fazem com iPhone roubado?

Antes era somente o roubo do clock e vender o aparelho celular, porém com o avanço da tecnologia infelizmente o roubo tem, como intenção de acessar a conta bancária e os Apps do telefone.

Faça o boletim de ocorrência do roubo em uma delegacia de polícia.

Já existem algumas empresas oferecendo também seguro contra roubo celular, o que ajuda a reduzir a perda financeira do smartphone.

Como fazer: Autenticação em duas etapas

Infelizmente existem alguns casos de ladrões pedirem a senha do celular ou até mesmo exigindo na hora que remova a senha. E nesse caso entra outro problema, pois terá acesso a tudo.

E agora o que fazer nessa situação?

Lembrando não reagir, pois com o tempo terá outro celular.

Nessa situação de posse da senha de bloqueio, o ladrão poderá trocar a senha das redes sociais e dependendo da situação como tenha configurado até trocar a senha do seu iCloud, mas tente fazer o mais rápido possível o bloqueio do iCloud que será mais rápido que bloquear IMEI que leva um certo tempo.

Uma opção de segurança que você pode fazer é colocar uma senha nos seus aplicativos.

Vai acessar: Ajustes > Tempo de Uso > Usar código do tempo de uso >.

Agora será necessário colocar a senha de 4 dígitos para o tempo de uso.

Heads up: Neste momento não coloque a mesma senha de desbloqueio do celular, pois caso o ladrão teste com a senha que ele conseguiu terá acesso ao app. Não esqueça de anotar essa senha, pois será necessário para alterar outras configurações do celular se for preciso.

Logo em seguida vai aparecer a seguinte mensagem: Recuperação do código do tempo de uso. Nesse momento será necessário colocar o seu ID Apple.

Assim que finalizar vai mostrar outra tela e clique na opção “Limites de apps”.

Agora vai aparecer outra tela e clique em “Adicionar limite”.

Na próxima tela digite o código que você adicionou de 4 dígitos.

Na próxima tela vai aparecer os apps no qual deseja definir o tempo de uso.

Também poderá usar a barra de busca que vai aparecer e digitar o nome do app no qual deseja adicionar o tempo. Escolhendo o app ao lado terá uma “bolinha” que você precisa clicar para selecionar o app e clique em adicionar.

Após selecionar o app na próxima tela no topo clique na opção “Seguinte”.

Na próxima tela vai informar o tempo limite de uso. Normalmente deixamos marcado 1 minuto. Repare que no topo vai aparecer a opção “Adicionar”.  Pronto, agora está configurado o tempo de uso no app que selecionou.

Uma sugestão é colocar o tempo de uso no iCloud para evitar que tenha a senha alterada.

Novo golpe usando sua foto no WhatsApp

Infelizmente o povo é bem criativo e sempre inventa alguma forma para aplicar um golpe. Mesmo não sendo roubo ou furto do seu celular existe outra forma que alguns golpistas têm aplicado.

O primeiro passo é mandar uma mensagem qualquer para o seu número e no momento que responde aparece a sua foto para o golpista. Agora com a sua foto o golpista vai usar como sendo dele no zap e usa o seu nome. O único detalhe que o número vai ser do golpista e não o seu número.

Infelizmente, muitos nesse momento ao receber a mensagem do golpista não verificam o número real de contato e somente, olha a foto e o nome que é real. Nesse momento começa o golpe. O golpista vai olhar as suas redes sociais e vai tentar fazer contatos se passando por você pelo Whatsapp.

O procedimento para evitar esse novo golpe é somente permitir que veja a sua foto no WhatsApp quem você adicionou na sua agenda.

No iPhone abra o seu Whatsapp. Clique em “Configurações” – “Conta” – “Privacidade” – “Foto do perfil” – marque a opção “Meus contatos”.

No Android abra o seu Whatsapp. Clique nos três pontinhos no topo do lado direito – “Configurações” – “Conta” – “Privacidade” – “Foto do perfil” – marque a opção “Meus contatos”.  

5/5 - (1 votes)
You may also like:
Leave an answer

Your email address will not be published.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can cancel if you wish. To accept More information

en_US