Ex-engenheiro da Apple diz que faltou tempo para colocar a função copiar/colar no 1º iPhone

O primeiro iPhone foi um produto revolucionário, e não há ninguém no mundo que discordasse disso.

Ele mudou toda a indústria de telefonia móvel, fazendo os megablasters da época parecer “jogos para bebês” (como Jobs o colocou) da noite para o dia. E não apenas telefones celulares: todo o mundo tecnológico mudou após o lançamento do telefone celular Apple.

Produto revolucionário porém limitado

Por tudo que revolucionou, percebemos hoje como o dispositivo era limitado na época. E uma dessas limitações que recebeu muitas críticas foi o fato de que não era possível copiar e colar texto na primeira versão do sistema.

Esta semana, uma das pessoas que fez parte da equipe que criou o iPhone, Ken Kocienda, revelou a verdadeira razão pela qual a primeira versão não tinha este recurso básico.

Função Copiar Colar Não Tinha No 1 Iphone
Função Copiar Colar Não Tinha No 1 Iphone

Em um tweet, Kocienda fala sobre esse tempo e a pressa de ter tudo pronto a tempo para o lançamento.

Na verdade, já conhecemos a história de como Steve Jobs pressionou a equipe e exigiu que eles fizessem coisas consideradas impossíveis para que o dispositivo chegasse ao mercado em poucos meses.

iOS 3 Chamava Se iPhoneOS
iOS 3 Chamava-se iPhoneOS

Havia muita coisa que precisava ser feita em tão pouco tempo

Se imaginarmos que várias coisas estavam sendo recriadas do zero, sem nenhuma similar no mercado, já podemos ter uma ideia da quantidade de coisas que tiveram que ser feitas. E a pior coisa: os empregos queriam tudo “ontem”.

É como se um trabalho que levaria cinco anos para se desenvolver tivesse que ser feito em menos de um ano e meio.

Evidentemente, os engenheiros ficaram acordados a noite toda para fazer o trabalho a tempo. E aí vem a explicação de Kocenda sobre o porquê do primeiro iPhone não ter copiado e colado:

O iPhone original não tinha cortado/copiado/colado, e a explicação mais rápida é que ele não teve tempo para fazê-lo.

É isso aí. A explicação difícil e rápida é que ficamos sem copiar/colar porque não tivemos tempo de colocá-lo. 

Tive muito trabalho com o teclado, a autocorreção e o sistema de texto. A equipe de projeto também não teve tempo. Portanto, desistimos de incluir o recurso na versão 1.0.

5/5 - (2 votos)
Você pode gostar também:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações