Facebook e Instagram são os aplicativos mais invasivos a privacidade

A reação do Facebook às medidas de privacidade atualizadas da Apple com o iOS 14 passou por várias etapas, desde demonizar a empresa até finalmente cumpri-las.

Instagram é perigoso?

No entanto, embora as medidas não apenas afetem a empresa de Mark Zuckerberg, um novo relatório despeja sal na ferida. Conclui que o Facebook e o Instagram são “os aplicativos mais invasivos” do iOS.

Com base na análise da Apple sobre as marcas de privacidade da Apple pelo iCloud, Facebook e Instagram são os aplicativos mais intrusivos quando se trata de dados de terceiros. Outros aplicativos como LinkedIn e Uber Eats ainda estão na lista, como outros que exigem mais informações em troca de uso dos mesmos.

Facebook é o aplicativo que mais compartilha nossos dados

O relatório constatou que 52% dos aplicativos coletam dados e compartilham com terceiros. Os dois principais aplicativos foram o Instagram, que compartilhou 79% dos dados pessoais coletados com terceiros, e o Facebook, que compartilha 57% dos dados pessoais coletados com terceiros.

«Usando as novas tags de privacidade da Apple que aparecem na App Store, identificamos quais aplicativos compartilham a maioria dos seus dados privados com terceiros e que coletam mais para seus próprios benefícios, para encontrar os mais invasivos no geral.”

A porcentagem de dados compartilhados pelo Instagram com outras empresas, inclui desde informações de compra, dados pessoais e histórico de navegação. Pesquisas dizem que, nesse sentido não é de admirar que haja tantos conteúdos promovidos nos feeds. E com mais de um bilhão de usuários mensais ativos, é preocupante que “o Instagram seja um hub para compartilhar uma quantidade tão alta de dados dos seus usuários desconhecidos”.

instagram
Cuide bem das suas informações

Qual aplicativo devo confiar?

O estudo também analisou aplicativos que utilizam aplicativos e dados para comercializar seus próprios produtos e serviços. Isso inclui coisas como aplicativos que mostram seus próprios anúncios em outras plataformas, bem como promoções no aplicativo para seu próprio benefício ou para terceiros que pagam pelo serviço.

Leitura indicada: MagSafe Duo uma grande alternativa e mais barato

Tanto o Facebook quanto o Instagram lideraram com 86% de todos os dados pessoais coletados usados para promover produtos próprios de um aplicativo. Além disso, esses aplicativos também apresentaram uma tabela geral de quantos dados cada aplicativo rastreia sobre os usuários em geral, com 55% e 62% respectivamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações