A Intel poderá impedir a produção de chips de 3nm da TSMC

A Apple utiliza atualmente chips de cinco nanômetros em seus produtos, incluindo o recentemente anunciado M2.

No entanto, rumores recentes indicam que a empresa está planejando usar chips de 3nm em seus próximos dispositivos com a ajuda do fornecedor TSMC. Entretanto, estes planos poderiam ser dificultados (e atrasados) graças à Intel, de acordo com um relatório publicado pela TrendForce.

A Intel estava planejando fazer uma parceria com a TSMC para terceirizar a produção de seu chipset tGPU Meteor Lake. A produção em massa desses chipsets foi planejada para a segunda metade de 2022, e depois adiada para a primeira metade de 2023 devido a problemas.

Agora, parece que a Intel vai adiar novamente, desta vez para o final de 2023, comprometendo toda a produção de chips de 3nm da TSMC para o restante do ano.

Macbook Pro de 14 da Apple
Macbook Pro de 14 da Apple

Basicamente, a produção será cancelada e o fornecedor terá que retardar sua expansão para “não se tornar excessivamente ocioso, o que levaria a uma enorme pressão de amortização de custos.

O grande problema é que, de acordo com o relatório, a Apple será “a única empresa entre a primeira onda de clientes de processo de 3nm” na segunda metade de 2022 e início de 2023. Portanto, o fornecedor será duramente atingido em sua expansão da produção de chips de 3nm, e a incerteza paira sobre se será capaz de atender tanto o volume quanto o cronograma.

Chip 3nm da Apple seria o M2  no Mac Mini
Chip 3nm da Apple seria o M2 Mac Mini

Segundo rumores, o primeiro possível chip de 3nm da Apple seria o “M2 Pro”, que equiparia o próximo MacBook Pro de 14 e 16 polegadas o novo Mac mini e o iPadOS 16, que esta sendo esperado para outubro mais tarde teríamos o “A17” com a mesma litografia.

Deixe sua estrelinha
Você pode gostar também:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações