O iPhone permanece estável em um mercado de smartphones que cai 13%

smartphone

Infelizmente estamos em um período bem complicado de pandemia mundial afetando vários mercado.

Queda na venda de smartphones

Estamos passando por um momento difícil globalmente e o mercado de smartphones está sofrendo, durante o primeiro trimestre do ano e as vendas globais caíram entre 12 e 13% para algumas empresas, e tudo indica que no segundo trimestre também veremos declínios significativos.

Dois estudos acabaram de ser lançados, da IDC e canalys e ambos revelam resultados semelhantes e parece que a Apple não se safa muito dessa queda.

De acordo com ambos os estudos, bem menos smartphones foram vendidos nos últimos anos, de 2020 e começo de 2021 em comparação com o mesmo trimestre de 2019.

Há dois perdedores principais: Samsung e Huawei, que apesar de manterem suas posições em primeiro e segundo lugar, reduzindo suas vendas entre 17 e 18%. A Apple parece permanecer bastante estável ao perder uma pequena cota desse mercado e a empresa Xiaomi aproveita a situação crescendo surpreendentemente.

Samsung e Huawei caem – Apple se mantendo

Parece claro que a liderança do mercado de smartphones está cada vez mais contestada, e tanto a Samsung quanto a Huawei perderam muitas vendas em 2020, então o top 5 está mais em desacordo do que nunca. A Samsung deixou de vender mais de 70 milhões de smartphones em 2019 para não chegar aos 60. A Huawei, por sua vez, vendeu 10 milhões de smartphones a menos, de 59 milhões para 49 milhões.

apple smartphone
Mercado telefonia celular

A Apple, por sua vez, conseguiu se manter bastante estável nestes três primeiros meses do ano de 2020. De acordo com a IDC, a empresa Apple vendeu apenas 200.000 iPhones a menos, de acordo com dados do Canalys a queda é um pouco mais grave, mas também não preocupante devido às circunstâncias, vendendo 3 milhões a menos, embora seus dados de 2019 sejam melhores para a Apple do que os da IDC.

No entanto, a notícia não é boa para as marcas de smartphones, o segundo trimestre de 2020 teve uma boa queda, pois foi o período que tudo começou a parar o mundo com o coronavírus, diz o último relatório do Canalys.

Mercado telefonia celular

A maioria das empresas de smartphones espera que o segundo trimestre responda pelo pico de impacto do coronavírus. Ele vai testar a força da indústria, e algumas empresas, especialmente varejistas offline, podem fechar sem o apoio do governo.

À medida que os bloqueios ao redor do mundo começam a aumentar, os danos econômicos totais se tornarão visíveis. As empresas de smartphones devem adaptar suas estratégias para mitigar o impacto, pois será fundamental nos próximos meses.

Mas se reduzirem demais os gastos com produtos, os gastos de marketing e novas iniciativas estratégicas, correm o risco de perder agilidade e perderão terreno para seus rivais quando a demanda se recuperar. É vital para encontrar um equilíbrio.

Parece que marcas chinesas como Xiaomi estão passando por um grande momento de vendas, e algumas das grandes empresas junto com o coronavírus tiveram grandes perdas, e perdendo terreno como a Samsung e a Huawei.

A Apple parece estar indo em seu próprio, ritmo e é uma boa notícia para se manter mais ou menos estável em um mercado em declínio. No entanto, é curioso que tanto o mercado de tablets quanto de smartwatch tenham crescido durante esse mesmo período, liderando o iPad e o Apple Watch.

Deixe uma resposta