O que aconteceu com John Sculley? O homem que demitiu Steve Jobs

Se você ainda não sabe quem foi John Sculley hoje vamos contar um pouco da sua história para os fanáticos do mundo da Maçã.

John Sculley, que foi o CEO da Apple na década de 1980, é uma figura famosa no mundo dos negócios. Ele foi responsável por mudar a sorte da Apple e torná-la uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo e na evolução do iOS.

John Sculley nasceu no dia 6 de abril de 1939, em Denver Colorado, em uma família que tinha uma longa história de envolvimento com negócios. Seu pai era executivo da Pepsi-Cola e sua mãe trabalhava como agente de seguros.

O próprio John foi para a faculdade em Dartmouth, onde estudou economia e ciência política. Depois de se formar na faculdade. John passou a trabalhar para a Pepsi-Cola como profissional de marketing antes de trabalhar para a American Express, como Diretor de Marketing para a região Ásia-Pacífico.

John Sculley vice presidente e presidente da PepsiCo

Ele frequentou escolas públicas na Califórnia antes de se formar na San Mateo High School, onde jogou futebol e correu. Após o colegial, ele frequentou a San Jose State University, onde estudou administração de empresas com ênfase em economia e marketing.

John Sculley é um empresário americano e investidor em startup. Foi presidente e vice-presidente e presidente da PepsiCo, Inc. de 1970 até 1983.

No início dos anos 80, John Sculley foi contratado como CEO da PepsiCo para ajudar a transformar a empresa e levá-la a uma nova era de sucesso. Ele teve sucesso nessa tarefa e ajudou a lançar a expansão mundial da Pepsi em uma empresa de bilhões de dólares.

Cofundador da Apple John Sculley e Steve Jobs

John Sculley era um executivo da Pepsi que não tinha experiência na indústria de computadores e o seu primeiro trabalho na Apple foi como CEO.

Cofundador da Apple John Sculley
Cofundador da Apple John Sculley e Steve Jobs

No final dos anos 70 e início dos anos 80, a Apple era uma empresa conhecida por seus computadores. Mas em 1983, Steve Jobs convenceu John Sculley a trabalhar para a Apple e mudar a direção da empresa.

A frase que Steve Jobs usou para convencer John Sculley para tirar do seu posto de CEO da Pepsi em 1983 foi: Você quer vender água com açúcar para o resto de sua vida ou quer fazer história.

Mais tarde ele ficou conhecido como “inimigo número um” de Steve Jobs por diversas discussões sobre os caminhos da Apple, e nessa embate Steve Jobs teve o afastamento da empresa em 1985. Infelizmente a amizade entre os dois ficou muito abalada.

John Sculley é considerado um dos líderes mais influentes da história dos negócios americanos. Ele teve sucesso em muitas coisas que não estão relacionadas a computadores ou tecnologia – como marketing e publicidade, mas também foi criticado por seu papel no declínio da Apple.

Quem demitiu Steve Jobs da Apple?

Steve Jobs foi demitido pelo conselho de administração da Apple. Ele havia sido substituído por Tim Cook como CEO e John Scully como COO. Quando Steve Jobs foi demitido da Apple teve rumores que o John Sculley era o culpado, mas com o tempo John Sculley desmentiu.

Filosofia corporativa da Apple

A Apple tem uma filosofia corporativa única. Valoriza a simplicidade e a perfeição. A filosofia da empresa é simplificar a experiência do usuário e tornar o mais fácil possível para as pessoas usarem seus produtos.

Eles usam a palavra “Pense Diferente” como slogan para incentivar seus funcionários a pensar fora da caixa.

A filosofia corporativa da Apple é um modo de vida que orienta a empresa em seu trabalho e interações com os clientes. Tem sido uma força motriz por trás do sucesso da Apple desde a sua criação.

A empresa tem uma abordagem inovadora da cultura e valores corporativos que a diferencia de outras empresas. O foco na criação de produtos fáceis de usar, e menos agressivos ao meio ambiente é o que torna a Apple tão bem-sucedida.

Leia também: Quem Foi Steve Wozniak

A visão deles era criar produtos inovadores que mudariam o mundo para sempre, mas eles precisavam da ajuda de muitas outras pessoas para tornar essa visão realidade. Isso incluía na época um engenheiro chamado Jef Raskin.

Para quem interessar tem um livro sobre a história de John Sculley que fala: De Pepsi a Apple. A sua primeira edição foi em novembro de 1993.

5/5 - (10 votos)
Você pode gostar também:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações

pt_BR