Ministro quer que a Apple lance atualizações para o iPhone usar 5G SA no Brasil

Fábio Faria vai à sede da Apple para solicitar uma atualização do software do iPhone para permitir a compatibilidade com a rede.

Após anos de audição sobre 5G, a tecnologia está finalmente sendo implantada aqui em frequências dedicadas e em dois padrões, não padrão (NSA) e autônomo (SA). Este último é compatível com poucos dispositivos e geralmente requer atualizações de software para funcionar. O Ministro das Comunicações Fábio Faria quer resolver isto pessoalmente: ele está indo à sede da Apple para pedir à empresa que libere a atualizações para iPhones.

Existem várias combinações de 5G no Brasil, e seu futuro móvel pode ser incompatível.

O que é 5G DSS?

“Pediremos à Apple que agilize estas atualizações”, disse Faria aos repórteres na quarta-feira (27). “Nossa ideia é que será até o final de setembro, junto com o prazo final para que todas as capitais estejam em funcionamento”.

Faria está programando para viajar para os EUA em 2 de agosto e é acompanhado por Carlos Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Até o momento, 5G em frequência dedicada está em operação em Brasília (DF). Na quarta-feira (27), as operadoras foram autorizadas pela Anatel a conectar antenas em Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS). Espera-se que todas as capitais tenham 5G em funcionamento até 29 de setembro.

O que é tecnologia autônoma?

5G está sendo implantado nas normas Non-Standalone (NSA) e Standalone (SA).

A norma da NSA utiliza o mesmo núcleo de rede que controla o 4G. SA é mais moderna, mas precisa de um núcleo de rede dedicado. Isto o torna mais caro e difícil de instalar.

5G SA apresenta fatias, que dividem a rede em várias sub-redes, o que pode ser útil para a adoção da Internet das Coisas (IoT). A latência pode ser ainda menor, tornando aplicações como cirurgias remotas viáveis.

Entretanto, para o usuário de smartphones, a experiência do usuário da SA é muito semelhante à da NSA. A velocidade pode ser mais rápida e o tempo de resposta mais curto, mas a diferença é pequena.

5g Está Sendo Implantado Non Standalone (nsa)
5g está sendo implantado Non Standalone (NSA)

5G SA precisa de aparelhos atualizados

Atualmente, encontrar um aparelho 5G não é difícil: já existem 71 modelos aprovados pela Anatel, e é possível comprar um por cerca de R$1.500 no varejo.

Por outro lado, somente os telefones de alta tecnologia são compatíveis com a 5G SA. Este é o caso dos iPhones da Apple mencionados pelo Faria, as linhas S22, S21, Z Flip and Fold da Samsung e as bandeiras da Motorola.

5g Está Sendo Implantado
5G está sendo implantado

E mesmo que eles tenham o hardware necessário, alguns smartphones precisam de atualizações de software para habilitar a tecnologia. Este é o caso dos iPhones, que já suportam o padrão no exterior.

No Android, uma atualização pode permitir o suporte de rede para algumas operadoras, mas não para outras.

Além das atualizações, algumas empresas de telecomunicações exigirão planos específicos.

Deixe sua estrelinha
Você pode gostar também:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações