Privacidade antes de instalar um aplicativo

privacidade app

Em dezembro de 2020, a Apple lançou algo primordial sobre privacidade para aplicativos na App Store.

App Store e privacidade

A ideia é bastante simples: mostrar informações relevantes sobre o que qualquer aplicativo está fazendo, relacionado à privacidade e coleta de dados dos usuários. Isso da para o usuário o poder de tomar uma decisão com base nesses dados, antes de instalar o aplicativo em seus dispositivos ainda mais quando tem publicidade.

A Apple disse que é um trabalho em andamento, e parece que é certamente o caso. Já faz mais de um mês desde que o recurso entrou no ar, e agora é um requisito para desenvolvedores. Eles precisam incluir esses tudo sobre a privacidade com seu aplicativo, ou aplicativos, quando os enviam para a App Store. Isso inclui atualizar aplicativos existentes e mesmo ao enviar novos.

A Apple facilitou o acesso e fácil para leitura. Basta abrir a página do App aplicativo, rolar até o final e você encontra uma seção intitulada “Privacidade do aplicativo”. A partir daí, você pode ver rapidamente as informações que o desenvolvedor, compartilhou sobre a privacidade e os dados do aplicativo/usuário. Os usuários também podem selecionar “Ver detalhes” para cavar um pouco, mais fundo as informações já que estamos cientes que tem empresas de coleta de dados.

Privacidade e os serviços

Como notamos hoje cedo a partir de uma matéria do The Washington Post, quais informações são exibidas pelo desenvolvedor do aplicativo. Eles decidem o que é mostrado ao usuário também. E enquanto a Apple faz auditorias das informações, de um modo geral, a empresa está trabalhando principalmente no sistema para ter mais acesso as informações. Infelizmente, muitos desenvolvedores não estão seguindo o exemplo, e muitos aplicativos estão mostrando informações infelizmente imprecisas ou totalmente enganosas para os usuários.

pricavidade apple
Privacidade Apple

Isso é um problema infelizmente ainda feito por alguns desenvolvedores. Pelo menos até o momento.

Como a Apple está trabalhando no sistema para melhorar, os usuários têm que fazer a mesma coisa com a empresa. E, na verdade, tem sido assim por um longo tempo. Os proprietários de produtos da Apple aceitam a empresa em sua palavra de que, a privacidade e a segurança dos dados do usuário são tão importantes quanto a empresa diz que é. Então essa questão de privacidade é extremamente importante.

App Store Apple Segurança

Honestamente, a descoberta de que alguns desenvolvedores estão abusando do sistema não é uma surpresa. Estava prestes a acontecer, e o fato de que está basicamente fora do padrão feito por alguns desenvolvedores com as diretrizes rígidas de privacidade.

A maior surpresa é que uma empresa como a Apple, que essencialmente governa (ou tenta governar), com um punho de ferro está deixando algo assim basicamente ao acaso e ainda não consegue ajustar como deveria.

“Será que o desenvolvedor é realmente honesto?” A Apple parece estar confiando em” espero que sim” mais do que qualquer outra coisa.

Privacidade iPhone

Mas é um trabalho em andamento. Talvez isso mude. Porque, como está agora, um mês após a existência parece que está em terreno instável.

Leia também: Brie Larson vai estrelar série da Apple TV+

Eu não instalo muitos aplicativos em meus dispositivos. Basicamente os que usei há anos. Posso tentar instalar alguns jogos aqui e ali, mas confio na Apple Arcade para a maior parte disso, com algumas exceções. Eu me importo com minha privacidade pessoal e segurança de dispositivos e, por isso, que eu estava animado com a questão de privacidade. Mas ver o que foi feito me faz pensar se eles valem a pena, especialmente se a Apple não vai ser a guardiã como é com tantas outras coisas.

Mas, eu estou curioso você está usando e lendo sobre a privacidade antes de instalar? E você acha que esse problema com informações enganosas é uma falha por parte da Apple, ou algo que pode essencialmente ser ignorado?

Deixe uma resposta