8 dicas de produtividade para evitar distrações usando um iPhone

evitar distrações iphone

Tem momento que preciso de foco total no que estou fazendo e me desconecto do mundo virtual. Se você precisa melhorar o seu tempo e foco leia as dicas do que precisa fazer com o seu iPhone.

Se você está lutando para se concentrar e progredir nos seus objetivos, siga as dicas de produtividade do iPhone Blog neste post para minimizar as distrações e fazer mais no seu dia.

É hora de dar uma olhada em tudo o que tem feito em sua vida e trabalho.

Seu iPhone com todo o seu potencial de distrações está realmente ajudando você, ou está atrapalhando?

Algumas pesquisas mostram que as pessoas são 26% mais produtivas no trabalho sem os seus smartphones por perto. Não surpreende que, quando você está sendo constantemente recebendo chamadas, mensagens e outras notificações, é quase impossível obter um trabalho significativo e ininterrupto.

Não é que o iPhone não possa ajudar no seu trabalho. Ele pode ajudar sim consideravelmente sob as circunstâncias certas. Algumas das dicas abaixo até mesmo o meu filho mais novo usa para estudar.

O problema real é que somos indisciplinados, e não implementamos as estratégias certas para ter foco. Esta é uma preocupação que eu criei por anos.

O iPhone tem um potencial enorme para melhorar o seu trabalho:

  • Conectando você a novas pessoas e enriquecendo seus relacionamentos existentes
  • Melhorar seu acesso ao empoderamento de informações
  • Introduzindo eficiências em tarefas importantes
  • Ajudando você a medir o tempo, o dinheiro e a forma física para melhorar todos os dias
gerenciar tempo iphone 1
Gerenciar o tempo

Neste artigo, vou mostrar 8 técnicas e ferramentas que você pode implementar hoje mesmo usando o seu iPhone.

Seu objetivo primário proteger sua atenção

Hoje em dia, a desvantagem de tanto potencial e possibilidade oferecida pela Internet móvel é o ataque à nossa atenção.

Então o objetivo dessas dicas é ajudar a proteger sua atenção.

Mais do que nunca, sua atenção hoje é um recurso escasso, e você terá mais resultados nas áreas importantes quando proteger sua atenção o máximo possível do ataque contínuo de notificações, anúncios e conteúdo de lixo.

Quando você está focado em uma tarefa – vamos chamá-la de Tarefa A – e você é interrompido pela Tarefa B (digamos, respondendo a um e-mail que acabou de chegar), no momento em que você define sua atenção de volta na Tarefa A, permanece um “resíduo” em sua mente da Tarefa B que proíbe você de colocar tudo em sua Tarefa A.

A chave, então, é cultivar a capacidade de se concentrar e trabalhar mais profundamente, protegendo sua atenção.

Então aqui estão as minhas 8 dicas favoritas de produtividade usando iPhone para evitar distrações.

#1 dica de produtividade iPhone: otimize suas notificações

Se você verificar o tempo de tela do seu iPhone, você pode ficar chocado ao saber quantas notificações você recebe por dia. Para mim, foram 125 ou mais alertas por dia, até que fiz questão de otimizar minhas notificações, como explicado abaixo.

Uma notificação representa uma interrupção.

Agora, precisa acessar no seu celular Configurações » Notificações e aproveite para revisar os estilos de notificações definidos para cada aplicativo.

Existem 3 tipos de alertas que você pode ativar ou desativar por cada aplicativo. Você pode mostrar alertas de notificação na Tela de Bloqueio, na Central de Notificação e na forma de Banners que são temporários ou persistentes até que você abra ou desconsidere.

A menos que você já tenha otimizado suas notificações, é provável que muitos dos alertas de notificação que você recebe todos os dias sejam desnecessários.

Você quer ser notificado sobre todos os comentários do Facebook? E aquele tal jogo que envia notificações só para lembrar de jogar.

Para a maioria dos aplicativos, você também pode optar por ativar ou desativar alguns sons e mensagens.

Você pode achar que um bom compromisso para alguns aplicativos é desativar os alertas.

Examine cada aplicativo e considere quais notificações você deseja ou não receber mensagens. Em seguida, ajuste os alertas e sons.

#2. Use o modo avião ou não perturbe para evitar interrupções

Há momentos em que você quer se concentrar e evitar qualquer interrupção.

Eu uso um Temporizador Pomodoro para dividir minhas tarefas em blocos de 25 minutos, com 5 minutos entre eles.

Enquanto eu tenho o temporizador funcionando, eu quero evitar interrupções para que eu possa estar 100% imerso no trabalho que estou fazendo.

Por isso, abro meu aplicativo no meu iPhone e ajusto o meu telefone no Modo Avião ou não perturbe.

Se a tarefa em que você está trabalhando não exigir uma conexão com a Internet em seu telefone, use o Modo Avião.

Se a tarefa em que você está trabalhando requer uma conexão com a Internet em seu telefone, ou se você estiver ouvindo streaming de música no seu telefone enquanto você faz o seu trabalho, então use Não Perturbe, que silenciará as notificações e só mostrará alertas com o seu telefone desbloqueado.

Existem alguns casos em que você receberá notificações mesmo que você tenha o Modo Avião ou não perturbe ativado:

  • Enquanto o Não Perturbar estiver ativado, os alertas serão silenciados e não acorda o seu telefone se estiver bloqueado. No entanto, se você estiver trabalhando em algo em seu telefone, você poderá visualizar banners de notificações silenciosa surgindo.
  • Mesmo no Modo Avião, você pode receber uma notificação de um aplicativo que empurra um alerta para você em algum intervalo baseado em tempo, independentemente da conectividade com a Internet.

Lembre-se, o objetivo é minimizar o máximo de interrupções possível para que você possa manter sua atenção no alcance dos seus objetivos.

#3. Coloque seu telefone com a frente para baixo

Ter o hábito de colocar o telefone de frente para baixo vai evitar distrações e olhar para o seu iPhone.

Com a tela do seu telefone celular para baixo quando esta próximo vai evitar que você fique de olho na tela.

#4. Exclua aplicativos de mídia social até que você precise deles ou esconda

Facebook, Instagram e Twitter são aplicativos que têm o maior potencial para drenar o seu tempo e atenção.

São empresas cujo modelo de negócio é vender sua atenção aos anunciantes.

Se você é tão viciado em aplicativos sociais como eu costumava ser, então considere excluir os aplicativos do seu iPhone, e baixe novamente somente quando realmente precisar deles.

#5. Instale um bloqueador de anúncios

Mesmo na internet móvel, quando você está lendo um artigo de interesse ou pesquisando um tópico importante, anúncios surgem do nada nas páginas e começa a distração.

#6. Agende limites de aplicativos e tempo de inatividade

Se você quiser olhar as mensagens dos seus amigos no Facebook no final do dia, ou jogar o iPhone oferece algumas configurações para incentivar a tornar a rota moderada:

  • Limites de aplicativos
  • Inatividade

Você pode acessar ambos indo para Configurações » Tempo de tela.

Os limites de aplicativos permitem que você defina uma quantidade fixa de tempo que você gostaria de restringir o uso de um determinado aplicativo. Você pode até mesmo definir limites por categoria de aplicativos, como redes sociais, jogos ou entretenimentos.

O iPhone avisará quando estiver 5 minutos de atingir o limite.

O tempo de inatividade é um recurso que permite impor a restrição de limites de aplicativos em um determinado período de tempo, por exemplo, da hora do jantar até a amanhecer, para incentivar e minimizar o uso não essencial do telefone.

Durante o tempo de inatividade, esses ícones do aplicativo vai ficar + – acinzentado, e você vai surgir um aviso de que você atingiu o limite.

#7. Instale um bloqueador de chamadas de spam

Realmente isso da raiva principalmente das operadoras de telefonia celular querendo vender algo. Sim o pessoal precisa de trabalho e a venda faz parte, mas tem momentos para tudo. Pior ainda se você tiver um número de telefone comercial listado publicamente, você sabe que chamadas telefônicas de spam podem ser um grande aborrecimento.

Você corre o risco de desperdiçar seu tempo atendendo o telefone e lidando com um operador de telemarketing.

Atender chamadas no seu celular pode ser uma parte importante do trabalho, mas um grande desafio quando não há filtro para chamadas de spam.

#8. Cancelar a inscrição de e-mails indesejados regularmente

Muitos recebem centenas de e-mails por dia, muitos deles mensagens promocionais os famosos spam. Um conselho se precisa fazer algo importante pare de olhar direto o seu e-mail. Use um filtro anti-spam no seu e-mail. Evite deixar o seu e-mail público em vários locais.

Deixe uma resposta