Quem criou a Apple?

As revoluções no mundo digital ao longo da história nos levou ao que temos hoje: computadores de última geração, smartphones cada vez melhores, tablets, dispositivos vestíveis entre tantas outras inovações que a cada ano surgem.

Como foi criada a Apple?

Uma das maiores empresas de tecnologia que conhecemos hoje contribuiu ativamente para que pudéssemos viver essa realidade, onde todos estão conectados o tempo inteiro. 

Bem vindo ao iPhone Blog e se você ainda não sabe de que empresa estou falando, continue acompanhando este artigo e descubra tudo sobre a história da Apple: a gigante de tecnologia que revolucionou o mercado! 

A história do dono da Apple

Para iniciarmos essa história, precisamos voltar ao ano de 1971, para o começo da amizade entre duas figuras importantes dessas história: os dois Steves.

Estamos falando de Steve Jobs e Steve Wozniak, que após alguns anos de amizade, trabalho e interesses por eletrônicos junto com a tecnologia alinhados, fundaram a hoje tão conhecida Apple Inc. Woz, já em seus 21 anos e expulso da sua primeira universidade por hackear computadores, sonhava em investir em um negócio próprio nesta área pela qual era fascinado.

Apple Steve Jobs
Steve Jobs
Apple Steve Wozniak
Steve Wozniak

Qual a história da marca Apple?

Jobs, por outro lado, estava apenas nos seus 16 anos quando teve seu primeiro contato profissional com a área em um estágio de verão na empresa HP. No início da Apple Computers Inc ao longo dos anos, Jobs e Woz começaram a perceber que sua dinâmica de trabalho funcionava muito bem ao desenvolver alguns projetos juntos, como a criação das “blue boxes”, que eram mecanismos que tornava possível realizar chamadas de longa distância gratuitamente ou a ajuda que Woz deu a Jobs em seu trabalho para a Atari, desenvolvendo uma placa de circuitos para o jogo Breakout.

A partir de 1975, os dois Steves começaram a frequentar um clube que reunia um grupo de pessoas que também tinha paixão pelos eletrônicos, o Homebrew Computer Club, e inspirado pelo MITS Altair que viu em um desses encontros.

Woz começou a trabalhar no que viria a ser o primeiro computador da Apple.

Em que ano foi criada a Apple?

Construído com uma velocidade recorde, com poucos recursos e de maneira totalmente inovadora, foi lançado então, em 1º de abril de 1976, o Apple I. O primeiro computador da Apple Computers Inc (como foi registrada a empresa inicialmente), possuía uma tecnologia diferente da que os computadores da época ofereciam, pois o Apple I podia ser conectado a uma tela de televisão, o que tornava muito mais prático e acessível.

O lançamento desse produto rendeu à eles uma venda de mais 50 computadores que foram produzidos, na garagem dos pais de Jobs e vendidos a U$500 dólares. Nessa história havia ainda um terceiro elemento que por um breve período participou da empresa: Ronald Wayne, amigo de Jobs e Woz.

Apple Computer

Wayne comprou 10% das ações da empresa, mas vendeu após algumas semanas com receio dos riscos envolvidos em investir em uma empresa pequena. Um fator curioso dessa história é a escolha do nome Apple para uma empresa de tecnologia.

O que significa o símbolo da Apple?

O que maçã (apple em inglês) tem a ver com computadores? Bom, preciso dizer que o nome veio a partir de uma viagem que Jobs fez para uma fazenda de maçãs. É isso mesmo! Jobs, que era um entusiasta das frutas, sugeriu o nome, e nem ele nem Wozniak conseguiram pensar em outro melhor para dar à empresa e assim foi fundada a Apple Computers Inc.

Esse é o motivo da imagem da maçã da Apple.

Quais foram os primeiros produtos da Apple?

Referência em tecnologia e inovação e muito da forma como consumimos produtos eletrônicos hoje têm influência, das ações da Apple e do seu desenvolvimento no mercado. Primeiro porque a Apple foi quem trouxe a noção que era possível que as pessoas tivessem um computador pessoal, que antes eram usados apenas por grandes empresas e centros de pesquisa.

Mas com o Apple I isso mudou completamente. Ao longo dos anos, a Apple continuou revolucionando o mercado, lançando produtos que não só simplificaram a percepção das pessoas sobre computadores, como também traziam conceitos inovadores através dos seus produtos.

A Apple foi a responsável por criar o primeiro computador que possuía uma interface gráfica, com o sistema desenvolvido pela empresa, o MacOS, lançado no modelo MacIntosh e essa noção facilitou em muito o acesso das pessoas aos computadores.

Em 1984, o MacIntosh foi anunciado em um comercial futurista durante o intervalo do SuperBowl, o programa com maior audiência dos Estados Unidos. Esse lançamento colocou a Apple no radar das pessoas em grande escala.

Além disso, a Apple foi a responsável por democratizar o uso do mouse e apesar de não terem criado o produto, todos os computadores da Apple a partir de 1983 começaram a vir com o periférico, mudando completamente a experiência do usuário, que antes navegava através das teclas do teclado.

Lembrando que hoje um mouse comum e de marca genérica é barato, porém naquele período o valor era bem alto por ser uma novidade.

Evolução da marca Apple

Mas não foi só internamente que as noções de uso dos computadores mudaram através da Apple. Em 1997, Jobs retornou para a Apple (sim, ele saiu da empresa durante um longo período), e em 1998, a empresa anunciou seu iMac, que mudaria completamente a forma como as pessoas enxergavam os computadores pessoais.

Dessa vez, apostando no design externo, que era totalmente inovador e atrativo, integrado em uma só carcaça. Aos poucos outras categorias de produtos foram surgindo, como o iPod, um aparelho MP3 player, lançado em 2001, que possibilitava ao usuário escolher músicas de maneira prática e simples.

Revolucionária Apple Inc

O iPhone introduzido no mercado em 2007, também um dos marcos da Apple Inc, que trouxe uma mudança revolucionária para o mundo da telefonia com os seus aparelhos que permitiam o toque na tela, uma interface amigável e diversas funcionalidades de fácil acesso e uso.

Além desses, a Apple também tornou populares os tablets, com o lançamento do iPad, em 2010, adotando a mesma interface do já famoso iPhone e facilitando ainda mais a experiência dos usuários, que começaram a trocar seus netbooks por iPads.

Sem dúvidas a Apple revolucionou a indústria de eletrônicos e continua trazendo inovações para o mercado de tecnologia, até os dias de hoje com grandes contribuições que ecoaram na história e que nos ajudaram, a ter a experiência que temos hoje com o consumo de produtos eletrônicos e tecnologia.

Se você gostou desse conteúdo deixe o seu comentário abaixo e compartilhe com algum amigo que se interesse por esse tema!

5/5 - (6 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações