Ranking aponta Apple como marca mais valiosa do mundo

Todos os anos, a agência de dados de mercado Kantar publica o ranking BrandZ Most Valuable Global Brands das marcas mais valiosas do mundo.

É importante não confundir o valor da marca com o valor de mercado da empresa: este último é um pouco mais nominal, e também está relacionado aos movimentos das ações negociadas. A primeira, por outro lado, se baseia na percepção e no que a marca significa para os consumidores e para o mundo em geral. Com os novos lançamentos MacBook Air e iPad Pro com OLED pretendem mudar essa realidade.

A Apple subiu uma posição em relação ao ano passado

Este ano, a Apple, cuja marca foi avaliada em 947 bilhões de dólares, é considerada a marca mais valiosa do mundo. A empresa subiu uma posição em relação ao ano passado (que foi um crescimento de 55% em valor para $611.9 em 2021) e conquistou a vaga da Amazon, que passou para o terceiro lugar no ranking com $705.

Esta é a primeira vez desde 2015 que a Apple está na lista e em segundo lugar está o Google, com a marca avaliada em 819 bilhões de dólares, uma incrível revalorização de 79% desde 2021, quando valia 457,9 bilhões de dólares. Outras marcas que chegaram ao top 10 foram Microsoft, McDonald’s, Facebook e as marcas chinesas Alibaba e Tencent.

Apple Marca Valiosa
Apple Marca Valiosa

É impressionante que a Apple aparentemente está consolidando sua posição no topo, com uma folga confortável em relação ao Google. Também é curioso que seja o Facebook, em vez de sua matriz Meta, que está no topo da lista. A Louis Vuitton estreia não apenas sua própria marca, mas também o ramo de empresas de luxo entre as dez marcas mais valiosas.

O valor das 100 marcas mais valiosas cresceu em um total de 23%, para 8,7 trilhões de dólares. Isto é mais do que o PIB (Produto Interno Bruto) do Reino Unido, da Rússia e da Alemanha juntos. Novas adições ao Top 100 incluem a companhia petrolífera Saudi Aramco e o Mercado Libre da Argentina (proprietário do Mercado Libre e Mercado Pago).

Apple Consolidada No Primeiro Lugar
Apple Consolidada No Primeiro Lugar

Novo este ano é o índice Kantar Sustainability BrandZ, que classifica as marcas mais sustentáveis. É interessante ver como este tópico está se tornando importante, mas é estimulante que o varejista de roupas ZARA lidere este índice, juntamente com a Microsoft e a IBM.

5/5 - (1 votos)
Você pode gostar também:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações

pt_BR