A UE padroniza os USB-C e Apple pode abandonar o Lightning

A Apple e outros fabricantes de smartphones serão obrigados a suportar USB-C.

Como parte de um único padrão de carregamento para dispositivos móveis em toda a União Europeia até o outono de 2024.

A nova lei foi anunciada na terça-feira (7) por funcionários da União Europeia.

A legislação tem intensão de reduzir o lixo eletrônico

A legislação visa reduzir o lixo eletrônico e eliminar a “desordem de cabos” guardados em caixas misteriosas, disse Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia.

Conforme o anúncio, telefones celulares, tablets, leitores eletrônicos, fones de ouvido, câmeras digitais, fones de ouvido, consoles de videogame portáteis e alto-falantes portáteis recarregáveis por cabo com fio terão que ser equipados com USB-C, independentemente de sua fabricação”.

Cabo Usbc Apple
USBC novo padrão

As próximas regras serão aplicáveis aos novos eletrônicos de pequeno e médio porte vendidos na UE. Os carregadores que suportam carregamento rápido também serão obrigados a adotar as mesmas velocidades de carregamento.

A medida não afeta as tecnologias de carregamento sem fio, e os consumidores teriam que comprar um dispositivo sem um carregador incluído se assim o desejassem. A nova ordem trouxe mudanças para os usuários da Apple. Procurada, a empresa não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

Mas durante o processo legislativo, a Apple disse às autoridades da UE que a regra proposta tornaria obsoletos até um bilhão de dispositivos e acessórios que utilizam o conector proprietário da empresa, de acordo com um relatório do Parlamento da UE.

Um estudo de 2021 citado no mesmo relatório concluiu que os iPhones com o conector Lightning representavam 18% das vendas de telefones celulares novos em 2019, com 44% usando o USB-C e 38% usando o conector USB Micro-B mais antigo.

O fim do conector Relâmpago da Apple é esperado há algum tempo. A empresa já usa o padrão USB-C em alguns Macs e iPads e está testando em alguns modelos de iPhone sem a porta Lightning.

Lightning Pode Ser Extinto
fim do Lightning

Mas o anúncio de terça-feira pode acelerar a mudança da Apple para o USB-C e potencialmente levar a empresa a abandonar a Lightning em todo o mundo, para sempre. Os esforços para impor um único padrão de carregamento na Europa datam de mais de uma década.

As autoridades até mesmo asseguraram apoio da indústria para o padrão USB Micro-B, mas um acordo voluntário entre os principais fabricantes para esse fim expirou em 2014 e não foi substituído.

Por outro lado, o próximo projeto de lei para exigir o USB-C está entre os primeiros deste tipo.

O anúncio de terça-feira seguiu as negociações trilaterais da Comissão Européia, Parlamento e Conselho. Essa cobrança ainda não recebeu uma aprovação final antes de entrar em vigor, mas o processo por enquanto é considerado uma formalidade.

5/5 - (6 votos)
Você pode gostar também:
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações

pt_BR