Vision Pro da Apple têm lançamento previsto para março de 2024 nos EUA

Cristina Assunção

De acordo com informações não há planos para lançamento no Brasil.

Revelados pela Apple em junho do ano anterior, esses óculos têm um preço estimado de US$ 3,5 mil para o mercado americano. Inicialmente programado para ser lançado em janeiro, a produção foi adiada devido a atrasos nos testes finais.

Em 2024 Apple vai lançar iPads Air e Pro com OLED

Oficialmente, a empresa afirmou que o Vision Pro estará disponível no “início de 2024”

Óculos Vision Pro/Imagem-crédito: estadao-por Guilherme Corrêa
Óculos Vision Pro/Imagem-crédito: estadao-por Guilherme Corrêa

Sem oferecer mais detalhes específicos, os óculos Vision Pro representam o primeiro passo da Apple em direção ao metaverso, uma área considerada como o futuro da internet pelas principais empresas de tecnologia. De acordo com a apresentação da empresa, o dispositivo possibilitará ao usuário navegar pela realidade virtual (RV) e aumentada (RA), combinando-as na chamada realidade mista.

Supostas remessas de telas para o iPad de 12,9 polegadas indicam lançamento em março de 2024

Além disso, o dispositivo promete introduzir o que a Apple chama de “computação tridimensional”, permitindo uma interação entre os mundos virtual e real. A proposta é que aplicativos sejam tridimensionais, como fotos, vídeos e jogos.

Quanto ao funcionamento do Vision Pro da Apple, como um dispositivo de realidade mista, ele é controlado pelos olhos, mãos e voz do usuário, empregando 12 câmeras, 5 sensores e 6 microfones. As imagens vistas por quem utiliza o dispositivo são uma fusão das experiências do iPhone, Mac e do serviço de streaming de vídeo da Apple, o Apple TV+.

Apple Watch: Empresa em processo de atualização de software após interrupção de vendas nos EUA

Uma série de aplicativos nativos do sistema poderá ser acessada pelos óculos, incluindo fotos, mensagens e jogos. Os gestos com as mãos serão ativados pelo Apple Watch, o relógio inteligente da marca, que identificará os movimentos dos dedos para cada ação – assim, o uso do relógio será necessário em conjunto com os óculos. Adicionalmente, o aparelho possui um botão em formato de Coroa Digital, semelhante a uma coroa de relógio, para ajustar a “imersão” no dispositivo, controlando a quantidade de luz natural presente na imagem visualizada pelo usuário.

Outras informações: Dicas para evitar o vício no iPhone: como manter o equilíbrio e o controle

Quais são os melhores iPads da Apple?

A Apple planeja que o Vision Pro introduza o usuário com o mundo virtual

Usuário Com Mundo Virtual/Imagem-crédito:Por Adriano Bellaver
Usuário Com Mundo Virtual/Imagem-crédito:Por Adriano Bellaver

O dispositivo tem um peso aproximado de 450 gramas e apresenta um tom prateado similar ao Apple Watch, inclusive em sua forma mais arredondada. Já a parte de áudio e a alça que se ajusta à cabeça lembram os fones AirPods Max, com o mesmo acolchoamento em tecido.

A Apple planeja que o Vision Pro seja simultaneamente um dispositivo de imersão total em realidade virtual e que permita a interação do usuário com o mundo ao seu redor. Para alcançar esse objetivo, o aparelho conta com o recurso EyeSight, que é uma espécie de tela para indicar a atividade dos óculos. Isso possibilitará que a Apple identifique os olhos dos usuários através das lentes, caso essa função esteja ativada, ou indique, por meio de um sinal colorido, se o usuário estiver completamente imerso no dispositivo.

O painel do aparelho é de microOled, contendo 23 milhões de pixels divididos em duas telas, superando a resolução de uma TV 4K por olho. A parte frontal é composta por um único visor de vidro e, para pessoas com problemas de visão, será necessário adquirir lentes específicas para corrigir miopia ou astigmatismo, por exemplo, a fim de utilizar o dispositivo corretamente. Essas lentes serão vendidas em parceria com a fabricante alemã Zeiss mediante prescrição médica, já que a Apple não pode fornecer orientações oftalmológicas, e se encaixam magneticamente no visor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *