iPhone 12 Mini realmente vale a pena comprar?

Os celulares avançam a cada geração trazendo hardware mais potente e tela, com a melhor qualidade e câmeras que registram fotos ainda mais belas.

Review iPhone 12 Mini – Leia antes de comprar

Porém, tudo isso vem acompanhado de aparelhos cada vez maiores. Chegamos ao ponto que se você quiser ter um celular, TOP de linha terá que carregar um mini-tablet nas mãos, mas nem todo mundo quer andar com um tijolão no bolso é nesse ponto que entra o tão famoso iPhone 12 mini.

Será que ele é apenas um iPhone reduzido ou você, perde tecnologia por ter um aparelho mais compacto?

O design do iPhone 12 mini é exatamente o mesmo do iPhone 12. O fato de ser o menor e mais barato da linha não fez a Apple, trocar o acabamento em vidro por plástico como a Samsung faz atualmente.

Aliás até mesmo, o novo vidro Ceramic Shield, está presente e garante alta resistência contra quedas assim como nos modelos maiores.

A empresa reaproveitou a carcaça do iPhone 8 para chegar ao mercado com preço de celular Android intermediário. O 12 mini custa mais por ser um projeto feito do zero e em troca, consegue ser ainda menor e mais leve.

A primeira impressão ao usar o iPhone 12 mini é que você tem um celular que parece ser de brinquedo. Para quem está acostumado com os aparelhos grandes atualmente, será complicado no começo se adaptar ainda mais quando precisar usar o teclado.

celular iphone 12 mini
Review iPhone 12 mini

As teclas são pequenas e conseguem dificultar um pouco a digitação para quem tem mãos/dedos grandes. Esse é um celular para quem veio da primeira geração do iPhone SE ou modelos com Android mais antigos, mas se você está buscando um celular agradável de ser usado com uma mão o iPhone 12 mini é ideal.

Apple iPhone 12 Mini Compacto

A tecnologia da Apple é sempre presente até mesmo no iPhone 12 mini a única, diferença além do tamanho é que o carregamento sem fio é um pouco mais lento.

Porém tem o famoso suporte ao MagSafe e todos os acessórios magnéticos. Por ser menor você já deve saber que a tela do iPhone 12 mini, não é igual à do iPhone 12 Pro. São 5,4 contra uma tela de 6,1 do modelo mais caro.

A resolução é Full HD+ sendo superior à resolução apenas HD do novo iPhone SE. E isso garante imagens mais nítidas ao modelo compacto. Um ponto muito positivo aqui é que a Apple não tirou a qualidade da tela, e temos o mesmo painel tela OLED de ponta com suporte a HDR10 encontrado nos demais.

Claro, o brilho máximo não chega perto, mas não fica atrás do iPhone 12. Há também suporte a Dolby Vision, mesma calibração de cores e o recurso TrueTone da Apple. A parte sonora também não deixa a desejar para os iPhones mais caros.

O som estéreo tem uma excelente potência e o áudio é bem balanceado isso faz com que, o iPhone 12 mini entregue uma ótima experiência multimídia. Apple Music como sempre é um dos grande recursos. Equipando o iPhone 12 mini temos o chip A14 Bionic com 4 GB de RAM, mesma configuração do iPhone 12.

Apple com tecnologia do tamanho do seu bolso

E isso garante um salto considerável em desempenho comparado ao novo iPhone SE, que vem com hardware de geração passada e menos memória. Também há conexão iPhone 12 mini 5G para garantir que já esteja preparado, para o futuro o único problema é que por ser um celular pequeno a sua bateria acaba sendo o fator mais preocupante.

Infelizmente esse celular não vem com carregador na caixa e você terá que comprar, o modelo de 20-Watts que é vendido pela Apple por + – R $ 200,00 aqui no Brasil.

Se você não se importar em ter um PowerBank como aliada o 12 mini será uma ótima, opção para quem busca um celular poderoso em um corpo compacto. E como, a Apple garante em média, 5 anos de atualizações do iOS você terá um celular 5G para usar por vários anos.

E por falar, no software é exatamente o mesmo dos demais da linha e todos os outros que foram atualizados para o iOS 14. O iPhone 12 mini conta com duas câmeras na traseira e uma na frontal para selfies, além de um sensor 3D para biometria e ajuste de profundidade no modo retrato.

Tecnologia em um pequeno celular

É a mesma configuração do iPhone 12 incluindo sensores e lentes. Resultado você terá qualidade similar em fotos e vídeos. Esse é um conjunto mais avançado do que temos no iPhone.

O iPhone 12 mini consegue capturar imagens com um bom, equilíbrio de luz e cores e não sofre em locais mais escuros. Tem uma câmera ultra-wide sem sofrer uma grande queda na qualidade, como vimos em gerações anteriores do iPhone.

Infelizmente esse modelo não tem zoom óptico para fotografar o que estiver distante. A frontal de 12 MP é a mesma de todos os modelos da linha incluindo até o iPhone 12 Pro Max.

A Apple sempre se destacou em selfies e o iPhone 12 mini não deixa a desejar nesse quesito. Grava vídeos em 4K com ótima estabilização seja com a traseira ou a frontal. iPhone 12 mini também consegue filmar com HDR Dolby Vision.

Fica claro que você não perde nada em câmera ao decidir comprar o iPhone mais compacto. Bem ficou claro que o iPhone 12 mini nada mais é do que uma versão reduzida do iPhone 12. Então a escolha será baseada apenas no tamanho do celular que mais te agrada.

Leia também: Grupo de Compartilhamento Familiar

O iPhone 12 mini traz um novo design da Apple com acabamento reforçado pelo vidro Ceramic Shield e você perde o sensor de digitais, mas leva o Face ID em troca. E com a famosa redução das bordas terá um aparelho mais compacto e leve.

5/5 - (37 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações