Perigo seu e-mail configurado no iPhone

email iphone

Cuidado: Não use o seu e-mail principal configurado em seu iPhone vinculado as suas contas principais, principalmente do iCloud!

O iCloud e Itunes são excelentes ferramentas para fazer backup e segurança, ajudando a proteger o seu iPhone caso ele seja roubado ou perdido. Mas a ferramenta por si só perde grande parte da sua segurança caso você não se atente aos dois vilões que podem comprometer a sua conta. O seu e-mail e o seu número de celular pode correr riscos.

Primeiro vilão do seu iPhone: O seu e-mail

Não se preocupe somente em ter os melhores Apps e os aplicativos de jogos, leia tudo para entender essa informação é importante.

Muitas pessoas utilizam o mesmo e-mail para tudo, inclusive para criar a conta do iCloud, visando o backup e segurança das suas informações. Mas você já parou para se perguntar o perigo que isso representa para não somente a sua conta do iCloud, mas o seu Facebook, Instagram, Twitter e contas de e-mails empresariais ou de uso profissional? Cuidado nessa hora até mesmo com hackers.

IOS é seguro, mas também depende de você e algumas ações.

Muitos ladrões pedem a senha da tela na hora do roubo ou levam os smartphones enquanto o usuário está utilizando distraído, e desta forma ele é roubado ainda desbloqueado e terá acesso, aos seus dados e toda a sua privacidade será perdida.

Não subestime o conhecimento dos ladrões a respeito dos novos métodos de segurança implementado nos celulares. Alguns já sabendo do bloqueio de iCloud ao subtraírem o aparelho ainda desbloqueado (ou se utilizam de aparelhos que não bloqueiam automaticamente e tem um atraso de minutos antes do próximo bloqueio), logo desativam o bloqueio automático de tela e na primeira oportunidade acessam o serviço de contas do iCloud e clicam em “Esqueci a Senha”.

E sabe o que acontece quando ele faz isso? Na esmagadora maioria das vezes o e-mail de recuperação é o mesmo que está configurado em seu iPhone, ou seja:

O ladrão informa para a Apple que esqueceu a senha do seu iCloud, recebe um link para redefinição via e-mail (que está configurado em seu iPhone) e cria uma nova senha. Quando você conseguir chegar a algum lugar para tentar acessar a sua conta e rastrear o aparelho vai descobrir que o ladrão já mudou a sua senha do iCloud.

Com o seu e-mail configurado no seu celular, é fácil enviar para ele um link de redefinição de senha e mudar na hora sem a sua autorização!

E não para por aí: Na maioria dos relatos que temos vistos os ladrões alteram as suas senhas do iCloud, E-mail, Facebook e outras contas vinculadas ao aparelho, pois eles sabem que você pode tentar utilizar elas para acessar o seu aparelho. E novamente a maioria dessas contas tem como e-mail de recuperação o próprio e-mail principal configurado. Esta pensando no problema que isso pode causar né?

Você quer saber se está correndo risco com a sua conta do iCloud ou E-mail roubado?

Simples, entre aqui: https://iforgot.apple.com/password/verify/appleid (é o próprio site da Apple para pessoas que esqueceram a senha) e veja que ao preencher com seu e-mail, você pode enviar um link de recuperação para o seu e-mail cadastrado. Se ele for o mesmo que você usa no seu iPhone, sinto informar que você está dando margem para que roubem a sua conta.

Perigo seu e mail configurado no iPhone
cuidado com o seu e-mail

Se o ladrão conseguir roubar a sua conta do iCloud, dificilmente você vai conseguir de volta, e mesmo que consiga isso será muito tarde e ele já terá desativado todas as suas funções de busca e talvez até mesmo cadastrado uma conta nova.

Lembre-se que ao acessar o link de recuperação de senha e o ladrão pode roubar a sua conta se tiver acesso ao seu e-mail.

O que você pode fazer para proteger a sua conta do iCloud, Facebook ou Gmail?

Não use o seu e-mail principal como conta de iCloud ou como forma de recuperação das suas contas importantes. Faça uma conta de e-mail diferente apenas para criação de contas do iCloud, E-mail, Facebook para recuperação das contas. Desta maneira você pode usar tranquilamente o seu e-mail principal e usar outro que você não deixa configurado automaticamente em lugar nenhum para contas de segurança e recuperação.

É importante configurar não só o iCloud, mas também os seus e-mails principais para serem recuperados em uma conta que só você conhece e utiliza apenas para isto, pois mesmo que você configure o iCloud em outra conta, o ladrão pode tentar mudar a senha do seu e-mail principal e recuperar suas contas de outros e-mails.

Lembre-se que os serviços de e-mail e os sites de redes sociais também contam com a opção de recuperação de senha. Essas são algumas das maneiras do ladrão roubar a sua conta!

Segundo vilão do seu iPhone: O seu serviço de SMS

O seu iPhone vem configurado para exibir notificações na tela do seu aparelho, mesmo estando bloqueado. Notificações são exibidas na tela do seu aparelho sempre que um novo SMS é entregue ao seu aparelho.

Ou seja: Caso o ladrão roube o seu aparelho, mesmo que esteja bloqueado, ele conseguirá entrar nos serviços de recuperação de senha do seu Facebook ou E-mail. Lembre-se: É possível logar no Facebook pelo número do celular e pedir, uma nova senha usando um código de verificação enviado para o seu SMS.

O Facebook e o Gmail, por exemplo, utilizam métodos de recuperação de senha através de códigos enviados para o seu celular via SMS.

Se o ladrão tiver acesso ao seu Facebook, ele poderá conferir qual é o seu e-mail principal e repetir o processo com ele, conseguindo acesso a sua conta do Facebook, E-mail e consequentemente redefinir a senha do seu iCloud.

Como impedir que meu iPhone mostre novos SMS com a tela bloqueada?

Nos ajustes de notificações do seu iPhone, é possível bloquear para mostrar novos SMS e E-MAILS diretos na tela do aparelho.

Entre em Ajustes > Notificações > SMS e desative o alerta quanto o iPhone estiver bloqueado, para que ele não seja capaz de visualizar informações das suas contas pela tela bloqueada.

Isso é o suficiente?

Não! Pois o ladrão pode colocar o seu chip em outro aparelho e receber o SMS com código de verificação de suas contas nesse outro aparelho, usando o seu número de celular.

O que fazer neste caso o celular seja roubado desbloqueado?

Não há muito que fazer além de tentar entrar em contato com a operadora do seu SIM ou polícia e pedir o bloqueio do número o mais rápido possível. Pois nada poderá impedir que o ladrão receba SMS no seu ou em outro aparelho e atrapalhe muito a sua vida redefinindo senhas do Facebook, E-mail, iCloud etc.

O serviço de recuperação de senha por SMS é uma facilidade conveniente, mas também representa um risco se o número usado for o mesmo que está no seu aparelho. O ladrão pode colocar o Chip em outro celular e acessar suas contas. Sendo o seu caso tenha ocorrido furto do celular também vou explicar.

Nossa consideração final:

  • Crie uma conta de E-mail diferente e exclusiva para recuperação de senhas ou contas do Facebook, Email etc.
  • Use o seu e-mail principal apenas como forma de contato.
  • Configure a recuperação via SMS para outro número de celular. Pode ser o número de um irmão, da esposa, do marido, de um amigo de confiança etc. Se preferir ou não achar seguro configurar em outro número, então cogite a opção de desativar a recuperação de conta via SMS. Você pode perder um método de recuperação, mas correrá menos riscos de ter as suas contas roubadas.
  • Caso tenha o seu celular roubado, faça o mais rápido possível contato com uma delegacia ou com a polícia militar local, e operadoras pedindo o bloqueio do número e IMEI do aparelho e mude todas as suas senhas.
  • Roubo de contas é o tipo de situação que não nos damos conta das graves falhas que existem até passarmos por isto, portanto esperamos que estas dicas sejam úteis para prevenir que você não passe por uma situação na qual pense que poderia ter prevenido e pensado nisso antes!

Se você pensa que esse tipo de situação é raro, vai ficar surpreso com a quantidade de pessoas que essa situação. Abaixo deixamos alguns relatos de pessoas que tiveram os seus aparelhos subtraídos e mudaram suas senhas:

https://www.reclameaqui.com.br/www-applebrazil-com/como-a-aplle-ajuda-o-editado-pelo-reclame-aqui-a-roubar-seu_16166561/

https://www.reclameaqui.com.br/apple/problema-na-seguranca_17287312/

https://www.reclameaqui.com.br/apple/seguranca-falha_15976911/

https://www.reclameaqui.com.br/apple/desbloqueio-de-senha_ShB2_XGgwrOD3WZt/

https://www.reclameaqui.com.br/iphone-apple/problemas-com-a-seguranca-do-aparelho-_L150lutXK8fIgGKh/

Como estes acima, existem vários outros casos de roubo de telefones e senhas. A maioria das pessoas muitas vezes não liga uma coisa na, outra e não entendem como o ladrão conseguiu modificar as suas senhas.

Não achamos que a culpa seja do usuário, ele deveria ser instruído sobre todas essas falhas antes que o problema ocorresse. Por isso, o Blog Iphone preocupado com essa situação fez esse artigo.  Precaução nunca é de mais e vale a pena evitar a dor de cabeça antes que ela ocorra.

Deixe uma resposta