AUTENTICAÇÃO EM DUAS ETAPAS: O BÁSICO

Embora haja muitos gestores de senhas de terceiros para ajudar a gerar senhas aleatórias ou manter as suas senhas seguras em backup, a melhor defesa contra hackers de senhas ou contra roubos o mais recente (e em crescimento) para se proteger, faça uso da autenticação em duas etapas (também chamada autenticação de dois fatores).

O que é a verificação em duas etapas?

Mesmo se você estiver usando uma senha fácil para desbloqueio do telefone, biometria ou FaceID, também precisa da autenticação de segurança em duas etapas: muitas vezes uma mensagem SMS de números, que é enviada para o seu telefone. Muitos dos programas e empresas mais populares, tais como Google, Twitter, Facebook, e Dropbox, todos oferecem esta opção. A Apple ID e o iCloud também oferecem.

No entanto, requer esse passo extra super indicado para identificação por dois fatores. É bem simples e rápido e acaba oferecendo muito valor em termos de segurança, por isso, optar por configurar esse recurso ajuda mais um pouco na sua segurança com celular.

No entanto, nem sempre é necessário utilizar SMS. Algumas empresas utilizam a sua própria aplicação, que ajuda a gerar um código ou serviço separado. A maioria, contudo, utiliza uma aplicação iOS gratuita de terceiros para gerar os códigos, onde tem de iniciar uma sessão, encontrar a sua página para definições de autenticação em duas etapas, e depois utilizar na sua conta. Embora possa parecer confuso, cada serviço designado descreve como segui-lo com facilidade.

Autenticação em duas etapas Google

Não surpreendentemente, a Google foi uma das primeiras empresas da Internet que veio introduzir o processo de verificação em duas etapas. Este processo de autenticação em dois fatores permite uma adição de segurança como exemplo do seu correio, dados bancários, WhatsApp e outros serviços, e é fácil de configurar em duas fases rápidas.

segurança celular
2fa

Alguns dos métodos mais usados em termos de App para autenticação são: App Google Authenticator e Authy. Se o usuário estiver utilizando o Google Authenticator ao abrir o aplicativo vai gerar automaticamente, um novo código (e vai continuar fazendo isso a cada 30 segundos). Este código será reintroduzido no seu log-in para concluir o processo.

O usuário também pode imprimir este código como uma cópia de segurança de uso único e armazená-lo, para iniciar a sessão mais tarde. 

O Authenticator App Authy funciona no mesmo sentido.

Autenticação em duas etapas Apple

Para além do Google, é provável que aqueles que têm uma conta Apple comecem também a utilizar o seu processo de verificação em duas etapas. E como tudo com a Apple, não é apenas para o conhecimento da tecnologia, mas também para segurança do usuário. Depois dos usuários entrarem no website do iCloud, vão acessar as definições da sua Conta, depois introduzir a sua ID, depois clicar na área que diz Manage Your Apple ID.

Uma vez que o utilizador tenha iniciado a sessão, vai acessar e clicar em Senha e Segurança. Nessa opção vai responder as perguntas de segurança, depois clique no botão que diz “Começar”. A Apple vai enviar ao utilizador um código via SMS ou mensagem de texto. O usuário vai introduzir isto nas caixas atribuídas, depois clique em enviar. Isto vai dar uma oportunidade de verificar tudo o que está ligado à sua conta.

Leia também: Como Bloquear IPhone Em Caso De Roubo

Rápido e fácil fazer a verificação em duas etapas ativada sendo necessário adicionar esta opção aos seus endereços de correio eletrónico, armazenamento, documentos privados e principalmente fazer e ativar a verificação em duas etapas Whatsapp, torna-se cada vez mais importante para manter seguro na Internet.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações