Bateria inchada no iPhone

Recall iPhone

Como descobrir se a bateria do seu iPhone está inchando? Conheça agora as informações sobre a sua bateria de celular.

O vidro do seu iPhone está descolando? Talvez seja a bateria que está inchada!

Isso é mais comum do que parece. O Vidro do iPhone descola e começa a levantar sozinho, o usuário tenta se lembrar de ter derrubado ele ou feito algo para ocasionar isso, mas o fato não tem nada a ver com algo que o usuário causou, e sim um defeito no aparelho que faz com que a sua bateria expanda e empurre a tela do iPhone para cima, descolando o vidro do frame e muitas vezes até quebrando o LCD e o Touchscreen internamente.

Por isso, é bom ficar atento, se o seu iPhone começar a levantar a tela sozinho, pode ser a bateria que está inchando, e não somente um problema de cola fraca.

A bateria do meu iPhone inchou? Isso é comum?

A quantidade de registros na internet e em nossa assistência mostra que sim, isso é muito comum. O problema de bateria inchada não atinge somente o iPhone, vários outros modelos de aparelhos e notebooks também apresentam o mesmo problema.

Não existe algo que ocasione isto. Mesmo que você cuide bem do seu iPhone, sempre existe o risco disso ocorrer. Está na duvida se a bateria do seu iPhone está inchando?

Primeira característica de bateria de celular inchada

A empresa Apple tem excelentes produtos, porém não tem como escapar dos problemas.

A tela do seu iPhone começa a levantar, dando a impressão de que está descolando essa reação não é boa. Até mesmo uma oxidação na bateria pode trazer problemas. Como todos os brasileiros com a intenção deixa para depois, mas não aconselho, pois é um problema que precisa resolver.

Quando a bateria do iPhone incha, ela precisa empurrar algo, e a primeira coisa que ela empurra é a tela. Portanto a primeira característica a se notar é uma pequena elevação na parte esquerda do seu iPhone, olhando ele de frente. Este sintoma pode vir associado com alguns problemas no seu smartphone:

  • Falha do botão Home.
  • Falha no sensor de proximidade (Aquele que apaga a tela quando você faz uma ligação).
  • Câmera frontal deslocada ou embaçada com bateria celular inchada.
  • A porcentagem da carga de bateria estufada do iPhone muda muito rapidamente
  • O iPhone desliga mesmo com carga, às vezes com 10%, outras com 20% e até com 50% de carga, o iPhone desliga quando você tenta abrir algum aplicativo.

Como saber se a bateria do meu iPhone está inchada?

A tela começa a levantar sempre do lado esquerdo do iPhone (olhando ele de frente), pois é o lado onde à bateria celular estufada se encontra. 

Se a tela do seu iPhone começou a levantar, tome cuidado, pode ser a bateria inchando e que está empurrando a tela para fora. Em alguns casos também vai sentir a temperatura da tela fora do normal.

Segunda característica de bateria do celular inchada

A tela apresenta uma alteração de coloração ao pressionar o LCD.

Uma das melhores maneiras de confirmar se inchou a sua bateria no iPhone é pressionando levemente a lateral esquerda da tela com o dedo. Se a bateria estiver inchada, aparecerá uma deformação na coloração da tela em volta do seu dedo, como na imagem abaixo:

A deformação não é permanente, pode ficar tranquilo, pois ao pressionar a tela essas cores aparecem, mas logo em seguida somem.

Quando a bateria de celular estufada está pressionando a tela, ela apresentará deformação nas cores ao pressionar levemente com o dedo. 

Essa deformação ocorre por conta da pressão aplicada no LCD pela bateria, na parte inferior da tela.

Quais os riscos de continuar usando o iPhone com a bateria inchada?

A bateria começa a inchar aos poucos e às vezes em questão de semanas ou mesmo dias ela chega ao tamanho máximo, que é mais ou menos de uns quatro centímetros de espessura. Este tamanho é o suficiente para danificar os cabos internos do seu iPhone, principalmente os do Touch e LCD da tela.

Isso pode causar danos nos cabos do LCD, Touch e Falante/sensores superiores. Ou seja: Se a tela subir esticando os cabos, eles não têm para onde ir e acabam rompendo ou trincando.

Os cabos do Touchscreen e LCD são presos por baixo de uma chapa parafusada, que faz com que eles danifiquem se a tela levantar. 

Se a tela chegar ao ponto de trincar ou danificar alguns desses flex, além do problema da bateria você terá uma tela com um ou mais desses sintomas:

  • O touchscreen do iPhone não funciona
  • O LCD do iPhone está com a imagem mostrando várias listras na tela (parecendo TV fora do ar).
  • Está sem imagem nenhuma
  • O botão Home para de funcionar (Principalmente no iPhone 4S, 5C e 5S)
  • O sensor de proximidade ou alto-falante superior não funciona ou falham muito.

Nesses casos torcemos para que seja apenas algum mau contato ou que algum cabo tenha deslocado. Caso contrário, a sua tela também deverá ser substituída.

O que fazer quando a bateria do iPhone estufa?

Observação importante: Às vezes por conta desse deslocamento da tela do iPhone provocado pelo inchaço da bateria, a imagem e o touchscreen do aparelho continuam normais enquanto a tela está levantada, mas ao remover a bateria inchada e fechar o aparelho corretamente ele pode apresentar os defeitos descritos acima. Isso não significa que a peça foi danificada durante a montagem, mas sim que algum flex já foi comprometido por alguma falha nos contatos provocado por algum possível trinco e quando dobrado apresenta defeitos.

Os cabos internos da tela do iPhone são muito frágeis e podem apresentar problemas na imagem ou no touchscreen em casos em que a bateria incha.

O que fazer com a bateria do celular quando está inchada?

Se a sua bateria está inchando, o ideal é trocar o quanto antes. Até mesmo com telefones celulares na garantia isso pode acontecer.

Caso você esteja enfrentando este problema, leve até alguma assistência técnica Apple para substituir a sua bateria. Na assistência técnica iPhone troque a sua bateria tentando reutilizar a sua tela do celular inchada sem que sofra novos defeitos. No Brasil e no mundo inteiro existem diversas lojas não deixe para depois.

Deixe uma resposta