Aprenda como fazer backup no celular caso precise resetar

Olá! Hoje vamos ensinar a fazer o backup e resetar o seu iPhone. Isso é bom para melhorar o sistema quando ele estiver lento ou dando algum erro depois de alguma atualização.

Como fazer backup do iPhone?

Depois da implementação do iCloud muitos usuários se sentiram seguros com o novo método de Backup em nuvem. Afinal, mais importante que o seu iPhone são os dados que você armazena nele, não é mesmo?

Antigamente você tinha que conectar o seu iPhone em um computador com o iTunes instalado e realizar o Backup local. Como muita gente não fazia isso, era comum encontrar pessoas que perdiam as informações, e não tinham feito backup a meses ou há anos. O iCloud trouxe a falsa sensação de segurança, pois agora o Backup é feito em Nuvem automaticamente e basta você marcar. Porém muitos sem saber não ativa essa opção.

Vamos lá a dica de hoje como fazer backup iPhone? Bom, vamos começar pelo backup! Ele é muito importante para guardar tudo o que tem no seu smartphone e não perder nenhum arquivo importante.

São 2 jeitos de fazer bem simples. O primeiro é o backup iPhone iCloud. É através do iCloud, aquele famoso serviço da Apple que armazena fotos, vídeos, músicas e até os aplicativos e contatos em um servidor online que pode ser acessado a qualquer hora.

E sempre que você se conectar a uma rede wi-fi, o backup será feito automaticamente caso esteja com a opção habilitada. 

Backup iPhone computador – Como fazer backup do celular?

Muito prático, né? E é bem simples. Vá em Ajustes / iCloud / e depois toque em Backup. Nessa opção você deve deixar ativada a opção Backup no iCloud. Selecione OK, para confirmar. 

Lembrando que depois de ativar essa opção pela primeira vez, você não precisará mais repetir, somente se você resetar novamente o iPhone. 

A segunda forma backup iPhone iTunes. É pelo iTunes, o programa da Apple que pode ser instalado no computador para organizar tudo o que tem em seu smartphone.

Agora vamos explicar como fazer o backup do iPhone no iTunes. Primeiro passo baixar iTunes para fazer backup do iPhone.

Para usá-lo conecte seu iPhone à entrada USB do computador. Abra o iTunes e espere seu aparelho ser reconhecido. Quando isso acontecer, aperte o botão “Fazer Backup Agora” e vai começar a fazer o backup.

Como fazer backup do iPhone
Como fazer backup do celular

A diferença aqui, é que a cópia dos arquivos é feita no computador, e não em um servidor online como no caso do iCloud. Agora você vai precisar sincronizar o iPhone com o seu iTunes sempre que for preciso criar uma cópia.

Agora, vamos aprender a resetar o seu smartphone. 

Abra a opção Ajustes / Geral e procure a opção Redefinir. Agora vai clicar em “Apagar Conteúdo e Ajustes” e aguarde a configuração ser feita. É se quiser também pode fazer o mesmo processo usando o iTunes e o caminho é bem parecido.

Restaurar backup iPhone

Eu fiz todos os passos e agora como restaurar um backup antigo do iCloud?

É só apertar o botão “Restaurar iPhone” quando o aparelho estiver conectado ao computador, e aguardar alguns minutinhos. No momento que o seu telefone for reiniciado, siga todos os passos que você fez antes quando ligou pela primeira vez o seu celular. Escolha o idioma e ao invés de criar um novo login, você pode recuperar tudo do seu backup na página ao configurar o telefone.

Se você fez o backup pelo iCloud, selecione “Restaurar de um backup do iCloud”. Digite seu ID Apple, senha e pronto! No momento que você usou o iTunes para fazer o backup vai escolher “Restaurar de um backup do iTunes”. Conecte o seu iPhone no computador onde estão armazenados os dados e aguarde a restauração.

Agora tudo o que foi salvo vai aparecer novamente em seu aparelho. 

Não confie suas informações somente no iCloud! Conheça outros Apps para ajudar a manter os dados do seu iPhone a salvo!

Mas já dizia o ditado: Não confie todos os ovos em uma cesta só! E vamos explicar os motivos:

O iCloud só te dá 5GB de armazenamento gratuito, mas não é o suficiente

O iCloud faz um backup ao lado de outro backup ao invés de gerenciar de maneira inteligente as novas informações adicionadas. Por isso, não demora mais do que um mês para aquele aviso de armazenamento indisponível, começar a aparecer toda hora na sua tela. Como a maioria das pessoas acabam protelando, pode correr um risco de ficar clicando em “lembre-me depois” e só depois dar conta que não faz backup há meses.

Se você comprar mais espaço você consegue contornar isso, mas mesmo assim ainda existem alguns problemas.

O iCloud não mostra claramente o que está salvo e como estão as suas informações

Você consegue conferir agora onde estão as suas fotos? Suas notas? Seus contatos? Talvez acessando o site www.icloud.com você consiga ver algumas informações, mas muitas vezes elas não estão lá. O sistema não é nada intuitivo e deixa você a devida, acreditando que “Espero que esteja tudo salvo lá”.

Os ladrões de iPhones estão muito mais espertos e facilmente roubam a sua conta do iCloud

Talvez você se surpreenda com essa informação. Mas os ladrões já desenvolveram técnicas para se aproveitar de brechas de segurança, como recuperação de senhas e acessarem o seu iCloud. Imagine perder o celular e ter o iCloud invadido e todas as informações apagadas.

Lembre-se: Seu iPhone pode molhar, queimar, ser roubado ou travar durante alguma atualização e você vai perder tudo!

Dizem que existem dois tipos de pessoas: “As que nunca perderam nenhum tipo de dado pessoal e as que fazem backup.” Nunca contamos que o pior possa acontecer, mas somente damos conta do que poderíamos ter feito depois que a situação aconteceu.

Já vi inúmeros casos de pessoas que perderam fotos de viagem, casamento, nascimento de filhos, contatos importantes de trabalho, notas com dados que não estavam anotados em outros lugares e etc…

Quais os programas que eu posso usar para proteger as minhas informações pessoais e manter um Backup atualizado?

Existem vários programas para serem usados em conjunto com o iCloud e manter os seus dados seguros. Dropbox, Evernote, Google Drive etc. Mas nós vamos focar nos melhores que são os que utilizamos e recomendamos. Dessa maneira você vai deixar os seus dados a salvo em mais de um lugar caso aconteça, alguma coisa fora do seu controle!

Onde eu faço backup das fotos do meu iPhone ou iPad?

Essa parece óbvia, mas muita gente não usa: Google Fotos.

Você sabia que o Google Fotos oferece espaço ilimitado para fotos e vídeos?

O Google Fotos tem dois tipo de armazenamento gratuitos:

O primeiro é limitado e oferece o espaço da sua conta (15GB contanto com os outros serviços como E-mail, Calendário, Drive etc) para fotos de tamanho ilimitado. Só vale a pena caso você use as imagens para trabalho gráfico ou seja um fotógrafo profissional, portanto ignore esta opção.

A segunda opção oferece armazenamento ILIMITADO para fotos e vídeos que contam com uma limitação de tamanho, e são salvos em formato compactado. Sabe o que isso significa para 99% dos usuários de iPhone e iPad? Nada. As fotos são salvas com uma qualidade excelente e dificilmente você irá notar diferenças gritantes, se comparar com as fotos originais.

O Google Fotos também conta com um recurso interessante para quem tem pouco armazenamento no iPhone ou iPad, que é a opção de deletar do aparelho as fotos que já foram armazenadas com segurança no servidor do Google. Ou seja: além de fazer o Backup ele ajuda a manter o seu aparelho com a memória livre.

Como ele faz o backup automaticamente sempre que você conecta em uma rede Wifi. Caso algo aconteça com o seu iPhone você pode acessar as suas fotos de qualquer outro, dispositivo via aplicativo ou direto pelo navegador acessando: https://photos.google.com/.

Onde eu faço backup das minhas notas do meu iPhone ou iPad?

Na verdade este não é um aplicativo de Backup, o que vamos recomendar é a utilização de outro aplicativo ao invés das notas nativas do iPhone. Não que exista algum problema com o aplicativo, ele é muito bom. É ideal para ter acesso pelo computador ou até mesmo um celular rodando Android ou um PC, com Windows de um amigo ao invés de ficar preso ao Backup do iCloud só para iPhone.

Portanto nós recomendamos a utilização do SimpleNote:

O Simplenote é um ótimo App de notas para manter todos os seus dispositivos sincronizados.

Se você não conhece o Simplenote, deveria conhecer: https://simplenote.com/

Antes ele tinha planos gratuitos e pagos, mas após ser comprado pela Automattic, ele é totalmente gratuito (por isso, recomendamos ele ao invés do Evernote, mesmo tendo mais funções) e conta com Apps para Mac, iOS, Android, Linux, Windows, Kindle Fire e Web App. Ou seja: Caso seu iPhone seja roubado ou pare de funcionar, você continuará podendo acessar todas as suas notas praticamente por qualquer dispositivo!

Qual programa para fazer backup de contatos do meu iPhone?

Principalmente os que desejam migrar do Android para o iPhone e levar os contatos juntos indicamos um programa chamado iDrive. Não confunda ele com o Google Drive, são coisas diferentes.

O iDrive é um aplicativo gratuito para até 5GB, após isso se o usuário quiser poderá comprar mais espaço. Mas como vai utilizar ele para salvar contatos, calendários, SMS e coisas leves, ele é ideal para isso.

O iDrive é extremamente bem organizado, diferente do iCloud.

Diferente do iCloud que é um limbo e você clica em fazer Backup e reza para que ele tenha feito. Nós costumamos dizer que o iDrive é o que o iCloud deveria ser. Ele tem uma interface amigável e claramente mostra dividido em categorias, quais são as informações que estão sendo salvas, quanto elas foram salvas e qual dispositivo foi feito o backup.

Quando você manda o iDrive fazer o backup dos seus contatos, ele mostra uma barrinha de progresso abaixo da opção e diz claramente se, e quando, foram feitos os últimos backups. E além disso você consegue acessar diretamente de outro celular ou computador, não importando o sistema operacional.

Conheça o iDrive aqui: https://www.idrive.com/

Prevenir nunca é demais!

Você pode e deve continuar usando o iCloud e fazendo backups regularmente. Mas é sempre bom contar com outras alternativas. Como informamos no início, perder o celular por conta de algum assalto, travamento de atualização ou até defeito de hardware é algo ruim. Mas perder os seus dados, fotos e contatos importantes é pior ainda. Portanto seguindo essas dicas você conseguirá blindar as suas informações contra possíveis perdas.

Viu como é fácil e aprendeu como fazer backup no iPhone? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações