Programa MFi da Apple o que é?
Se você já comprou um cabo Relâmpago de uma empresa que não seja a Apple, é provável que você tenha se deparado com o símbolo Made for iPhone ou Made for iPad.
No entanto, há muito por trás desta simples etiqueta.
Para ajudá-lo a entender melhor o que é, nós dividimos alguns tópicos abaixo.
Veja também: Foram divulgadas imagens da primeira loja da Apple na Índia
O que é MFi?
Essa abreviação significa Made for iPhone, iPad, iPod e até mesmo o programa Apple Watch, que licencia alguns requisitos especiais de compatibilidade – que têm certos padrões de desempenho para fabricantes que querem oferecer acessórios como cabos, controladores de jogos, alto-falantes, carregadores e outros.
Além disso, esta certificação também está presente em produtos compatíveis com os protocolos da empresa, tais como AirPlay, HomeKit, assim como CarPlay e o aplicativo Find My network.
O MFi foi introduzido em 2005, ainda na era dourada do iPod e do conector de 30 pinos. Como a Apple não é estúpida, as empresas que querem “adquirir” esta licença para seus produtos devem pagar uma taxa para a Apple. Detalhes sobre o preço ou a porcentagem cobrada não são conhecidos publicamente, embora rumores na época afirmassem que a taxa estaria em torno de 10%.
Quais são os benefícios?
O grande benefício deste programa é que os usuários que adquirem estes acessórios podem ter certeza de que estão comprando produtos de qualidade que funcionarão corretamente com todos os seus dispositivos Apple.
Além da porta Relâmpago e acessórios descritos acima, a porta USB-C deve ser a próxima a entrar no programa MFi. Isto, é claro, de acordo com alguns rumores de que a Apple irá carregar rapidamente os “iPhones 15 Pro/15 Pro Max” (os primeiros que deverão ter esta porta, juntamente com os “iPhones 15/15 Plus”) em cabos licenciados precisamente pelo programa.
Como você sabe se um produto é MFi?
É muito fácil de descobrir. Como dissemos no início do artigo, basta procurar uma ou mais marcas/carimbos na embalagem do acessório ou em seu manual.
iPad da Apple 25 modelos diferentes: conheça as especificações e os recursosEmbora às vezes sejam mais caros do que cabos não licenciados, vale a pena gastar um pouco mais de dinheiro para estar do lado seguro, especialmente quando se trata de energia (cabos e carregadores).
Exemplos de marcas certificadas pela MFi
Há centenas de empresas que têm produtos e acessórios certificados pela Apple. Aqui estão alguns exemplos bem conhecidos:
– Intelbras
– Anker
– Nômade
– Belkin
– Geonav
– União Nativa
– i2GO
Você usa um produto MFi? Você já teve uma má experiência com um produto não-MFi? Não deixe de comentar!
Tablets e iPads diferenças e modelos das principais marcas do mercado