Apple Proraw o que é e como usar?

apple pro raw câmera

Aprenda como ativar o Apple ProRAW no iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

Apple Pro Raw Review

Se você comprou recentemente um iPhone 12 Pro ou iPhone 12 Pro Max por sua excelente câmera, e vai usar muito para tirar fotos com frequência, você precisa ler esse artigo.

Conheça também: Câmera do iPhone Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Fotos

Enquanto você estiver executando o iOS 14.3 ou posterior, a Apple adicionou a capacidade de capturar fotos usando o formato de imagem do Apple ProRAW. Caso você ainda não tenha conhecimento de como habilitar essa opção veja agora.

Em termos simples, o novo formato Apple ProRAW permitirá capturar arquivos de imagem RAW de 12 bits com seu iPhone.

Leia também: Apple inicia a produção do iPhone 13 dobrável

Para aqueles que não estão familiarizados com arquivos RAW, eles são basicamente arquivos de imagem não compactados que não têm dados processados.

A maioria dos usuários já sabe como a fotografia é um dos pontos fortes nos telefones da Apple, pela confiança nas câmeras dos smartphones nos dias de hoje, incluindo os iPhones. Apple ProRAW garante que você obtenha os arquivos de imagem, que o sensor de câmera realmente vê sem a adição de fotografia computacional. Se antes era bom agora ficou ainda melhor.

Apple Pro Raw Review
Apple Pro Raw Review

Você pode achar que esse formato de imagem é extremamente útil se você é um fotógrafo profissional, e deseja ter o controle granular ao editar suas fotos.

Como ativar o Apple ProRAW no iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max

Antes de prosseguir com as seguintes etapas, certifique-se de que seu iPhone esteja executando o iOS 14.3, porém essa versão do iOS não está disponível em versões mais antigas dos iPhones. Uma vez feito, basta seguir os passos abaixo para começar.

Apple Pro Raw Câmera

1 – Inicie o aplicativo “Configurações” que fica na tela principal do telefone.

configurações iphone
Apple iPhone

2 – No menu de configurações, role para baixo e selecione a opção “Câmera” para acessar as configurações da câmera do seu iPhone.

3 – Agora nessa opção, você vai encontrar a opção “Formatos” bem no topo. Toque nele para prosseguir.

4 – Agora, você vai encontrar a configuração “Apple ProRAW” em Captura de Fotos. Toque uma vez nessa opção para começar a usar o formato enquanto tira fotos.

Isso é tudo que você precisa fazer. Bem simples, certo?

Da próxima vez que você abrir o aplicativo da câmera no seu iPhone, você encontrará a opção “RAW” logo acima do visor. O formato ainda está desativado por padrão, e sua câmera continuará a tirar fotos no formato HEIC ou JPEG. No entanto, para ter acesso rápidono ProRAW, basta tocar no alternador “RAW” uma vez e você está pronto para usar novamente.

O Apple ProRAW não é um recurso que você mantém ativado o tempo todo. É mais adequado para condições mais específicas, como luz baixa, noite ou cenários de alto contraste, que depende da iluminação brilhante e sombras escuras.

No entanto, se você quiser manter ativado o tempo todo, você pode acessar na opção Configurações -> Câmera -> Preservar configurações e ativar o alternador para “Modo câmera”.

Tenha em mente que cada imagem do Apple iPhones ProRAW tem um tamanho de arquivo de aproximadamente 25 MB. Mais qualidade mais espaço para ocupar.

Isso o torna cerca de 8-12 vezes maior do que os arquivos HEIF ou JPEG regulares. Então, você pode ficar sem espaço de armazenamento muito rápido se você tirar um monte de fotos no formato ProRAW. E, se você usar o iCloud para armazenamento de fotos, você pode precisar atualizar seu plano de armazenamento do iCloud, para armazenar esses arquivos maciços nos servidores da Apple.

Se você usar um iPhone 12 ou iPhone 12 Mini regular, você não poderá acessar o formato de imagem do Apple ProRAW para tirar fotos, pois esse recurso é limitado apenas aos modelos Pro. Estamos supondo que isso se deve à limitação de memória, já que os modelos não-Pro tem apenas 4 GB de RAM em comparação com 6GB nos modelos Pro. Também é provável que a Apple considere isso como um recurso “Pro” e, portanto, limitou apenas aos dispositivos mais premium.

Se você é um profissional, qual é a sua opinião sobre esta nova adição? Com que frequência você usa RAW durante a filmagem com a câmera do iPhone?

Deixe a sua opinião e compartilhe a sua experiência na seção de comentários abaixo.

Deixe uma resposta