Como tirar boas fotos para o seu catálogo digital?

Seja para um pequeno negócio físico ou online como belas fotos para e-commerce ou site é necessário ter algumas noções.

Até mesmo se você deseja enviar as imagens para o cliente pelo WhatsApp, sempre vai existir a necessidade de boas fotos dos seus produtos e que o cliente entenda.

Mas nem sempre é possível ter uma câmera profissional para esse fim. Agora vou dar cinco dicas básicas para fotografar os seus produtos pelo celular.

Como tirar boas fotos com o celular

Dica número #1: Tenha um fundo branco. Sim é necessário ter um fundo branco, pois vai ajudar muito na padronização das suas fotos e poderá deixar o seu catálogo ou galeria de fotos muito bonito e organizado, dessa forma facilitando a identificação do produto.

Para criar um fundo branco, basta utilizar uma cartolina e fincar em uma superfície plana fazendo uma curva no sentido vertical, evitando criar uma dobra. 

Como fazer uma boa iluminação para tirar fotos?

Dica número #2: Iluminação. Luz, muita luz! A iluminação é essencial para qualquer fotografia de qualidade.

Mas, não é necessário ter um kit de iluminação profissional. Utilize a luz do dia, a própria luz da sala onde vai tirar foto e qualquer outra fonte de luz que esteja ao seu alcance. É importante que o seu produto esteja bem iluminado, assim como o fundo branco para evitar sombras.

Caso a luz esteja forte demais, e a foto esteja com pontos muito claros, basta reduzir a luz ou mudar um pouco a posição para resolver este problema. 

Aprenda como tirar boas fotos com smartphone

Dica número #3: Foco. Você pode ter uma boa luz, um fundo impecável, mas se a foto ficar sem foco, embaçada, não vai servir de nada, certo? A maioria dos smartphones possui foco automático, portanto certifique-se de que ele já focou no seu produto antes de tirar a foto.

fotos para catalogo digital
Qual a melhor iluminação para tirar fotos?

Alguns aplicativos permitem que você clique na tela indicando a região que deve focar. 

Dica número #4: Firmeza nas mãos. Outra dica importante é a firmeza nas mãos. Qualquer tremida que houver na hora de bater a foto pode gerar imperfeições e borrões na imagem.

Procure ficar em uma posição que suas mãos fiquem firmes e, preferencialmente, com os braços apoiados em alguma coisa. 

Dica número #5: O seu melhor perfil. Você tem um lado preferido para tirar foto? Ou conhece alguém que sempre tira foto do mesmo lado? Pois é, o seu produto também pode ter um perfil que favoreça a sua apresentação.

Verifique qual o melhor ângulo do produto para facilitar o reconhecimento e identificação de atributos. Dependendo do produto, uma foto de frente pode não deixar clara a sua verdadeira dimensão e formato.

Procure um ângulo que não deixe dúvidas para o seu cliente de que este é o produto que ele deseja. Espero que essas dicas te ajudem a apresentar os seus produtos de forma mais agradável. Afinal, no ambiente online, onde seu cliente não tem acesso físico ao que quer comprar, é muito importante que a foto do mesmo desperte o seu interesse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações