Como restaurar um iPhone

backup iPhone

Você pode restaurar o seu telefone celular por diversos motivos. Vender, doação travamento etc… O mais importante é saber como fazer.

Aprenda como formatar iPhone

O sistema operacional dos celulares da Apple é muito interessante, e mesmo que seja extremamente fechado não há problema quando você quer fazer uma restauração do iPhone do zero.

Em muitas ocasiões no qual é necessário reverter o seu dispositivo, ao seu estado de fábrica e hoje vou explicar como formatar um iPhone.

Fazer um iPhone parecer novo de fábrica é simples, mas você tem que considerar diferentes aspectos se quiser executar o processo corretamente. Além disso, você pode salvar antes as informações que você deseja e proteger antes de entregar o seu dispositivo para outra pessoa.

Como formatar meu iPhone? Dicas sobre restauração do próprio iPhone

Existem várias maneiras de realizar o processo para formatar o iPhone. Um deles é fazer diretamente no seu dispositivo. Basta entrar no menu – Ajustes (engrenagem) na  tela – Geral – Redefinir para executar o reset de fábrica. Dessa forma vai dar início de como formatar o iPhone.

apagar iphone
Apagar iPhone
reaturar de fabrica
Restauração de fábrica
iphone zerado
iPhone zerado
resetar iphone
Resetar iPhone

Atenção: Lembre-se de todas as senhas do seu smartphone

Antes de começar a tocar em qualquer coisa no seu celular, é importante saber todas as senhas do seu dispositivo. O iTunes (Apple ID) é o mais importante, mas não é o único. Anote em um pedaço de papel todas as senhas do seu telefone celular, tanto aquelas que foram escolhidas nas configurações quanto as de aplicativos que possa querer usar em outro dispositivo.

Durante o processo de restauração, o dispositivo solicitará algumas senhas é de extrema importância que você tenha o tempo todo. Caso contrário, o processo não pode ser realizado, então você terá que abortar e repetir até conseguir as senhas que a Apple precisa para ser capaz de executar o reset de fábrica.

Como eu sempre falo aqui no iPhone Blog. O seu Apple ID é a senha mais importante e você precisa, digitar corretamente até para evitar bloqueios. É o que permitirá que você se identifique como o dono do dispositivo, ou pelo menos alguém autorizado. Também será solicitado o código de desbloqueio do terminal, independentemente das medidas de segurança que você tenha habilitado, seja Touch ID ou Face ID.

Crie um backup das suas informações

Restaurar um iPhone envolve muitas coisas. Como o nome reset de fábrica indica, ele será restaurado (zerado) como se tivesse saído da caixa no momento da compra. Isso significa que não haverá mais aplicativos, nem fotos, não haverá mais nada. Seu dispositivo estará completamente em branco, e só terá as informações básicas de fábrica e alguns aplicativos pré-instalados.

Todas as informações do dispositivo serão excluídas, por isso, é importante ter um backup dos dados que você deseja salvar. Existem muitas maneiras de fazer o backup das suas informações. Você pode fazer através do iCloud que é a maneira mais fácil.

Para fazer backup com iCloud, basta conectar o seu dispositivo celular a uma rede WiFi e abrir a opção Ajustes > Clicar no Seu nome que aparece no aparelho e tocar na opção iCloud. O próximo passo será ativar o aplicativo habilitando “Copiar para o iCloud” e finalmente clicar em “Fazer backup agora”.

Depois de clicar na opção de fazer backup do seu dispositivo, vai começar a carregar todas as informações para sua conta do iCloud. Esse processo pode levar algum tempo dependendo da quantidade de dados, que você precisa carregar para sua conta do iCloud. Quando estiver completo, o aplicativo vai dar um alerta que o backup foi criado com sucesso com uma notificação.

Para executar o backup corretamente é necessário que em todos os momentos ele permaneça conectado à rede WiFi. O processo de backup pode ser encontrado nas mesmas configurações > Seu nome > iCloud > Seção de backup. Também poderá verificar a data do último backup.

Atenção: não esqueça de fazer isso com a sua bateria cheia 100%.

Desligue o Find My iPhone

Quando você para de usar um dispositivo, a Apple sempre recomenda remover o dispositivo da opção “Find My iPhone”, a ferramenta de localização do dispositivo da Apple. O processo geralmente ocorre automaticamente quando você redefine o terminal.

Leia também: Como Localizar um iPhone por GPS

Tudo o que você precisa fazer para desativar esse recurso é abrir as Configurações > Seu nome > iCloud e agora desativar a opção “Encontre meu iPhone”. Você também pode fazer isso a partir da página do iCloud.com escolhendo o dispositivo que deseja remover deste recurso e pressionar a opção “Desativar”.

Restaure seu iPhone para seu estado de fábrica

Este é o momento em que todas as informações do seu aparelho celular será apagado para sempre.

Ao pressionar a opção no menu para apagar tudo (resetar) pode aparecer uma opção informando, que será feito um um backup das informações, mas nem sempre será feito já passei, por isso.

Assim que iniciar o processo vai pedir para confirmar a exclusão das informações em até duas vezes. Dessa forma, você pode evitar de excluir as informações caso não seja o que você deseja fazer.

A partir daqui, o iPhone solicitará códigos e senhas para realizar o processo. Basta seguir as instruções fornecidas pelo assistente de restauração para fazer com que o dispositivo apareça todo original de fábrica. Uma vez que o processo esteja concluído, o assistente de configuração vai aparecer, como se fosse a primeira vez que você começou a usar o seu iPhone depois de tirar da caixa.

Restaurar um iPhone pelo iTunes

Outra maneira de realizar a restauração do seu iPhone, para alguns muito mais simples, a partir de um computador com o iTunes, programa da Apple para conectar todos os seus dispositivos a um PC.

A primeira coisa precisa ter o iTunes no seu computador. O software pode ser baixado diretamente de Apple.com/iTunes. Você somente precisa clicar no botão “Baixar”. O processo de instalação é simples, mas pode levar alguns minutos.

  1. Abra o seu iTunes recém-instalado em seu Mac ou PC.
  2. Conecte o seu dispositivo iPhone ao computador usando o cabo de dados que acompanha o dispositivo.
  3. Se uma mensagem aparecer no dispositivo solicitando o código do terminal ou um alerta perguntando “Confia neste computador?”, siga os passos na tela. Você vai precisar do código do seu dispositivo para acessar.
  4. Uma vez que o seu iPhone esteja conectado ao seu computador, uma imagem do seu dispositivo aparecerá no iTunes. Selecione para poder acessar as diferentes opções oferecidas pela ferramenta.
  5. Antes de começar a restaurar o seu dispositivo, será importante fazer backup se você quiser salvar as informações do celular. Nesta seção você pode escolher onde deseja que o backup seja armazenado (no iCloud ou no seu computador), verifique a data da cópia mais recente. Para fazer uma nova cópia, basta pressionar o botão “Copiar agora”. Após alguns minutos, você pode confirmar que a cópia foi criada corretamente, dando uma olhada na data e hora da última cópia criada.
  6. Clique em restaurar novamente para confirmar se deseja que o seu dispositivo retorne ao seu estado de fábrica. O iTunes vai apagar todos os dados do seu dispositivo, tanto pessoais quanto em aplicativos, e vai instalar novamente o software iOS mais recente disponível.

Durante o processo de restauração, é provável que apareça a opção para colocar a sua senha do dispositivo celular. Basta colocar para poder continuar a exclusão das informações.

Leitura complementar: Ativar modo não perturbe no iPhone

Agora o seu iPhone está de volta ao seu estado de fábrica. Você pode desligar do seu computador. Nenhuma informação que existiu antes da restauração permanecerá em seu dispositivo, nem mesmo será capaz de acessar os serviços que você havia habilitado no seu dispositivo, como o iCloud.

Deixe uma resposta