Resolvendo problemas de tela vazia e avisos constantes de falta de memória no Mac

Cristina Assunção

Quando um Mac apresenta uma tela vazia seja em tons de cinza, preto ou azul, existem medidas que podem ser tomadas para resolver esse problema comum.

Algumas soluções que podem ajudar a solucionar essa questão e trazer o sistema de volta à vida.

Se o seu Mac estiver ligado e exibindo uma tela vazia, siga estas etapas para tentar corrigir o problema:

Tela Vazia Do Mac
Tela Vazia Do Mac

Desligue e ligue novamente: Mantenha pressionado o botão de energia por cerca de dez segundos para desligar o Mac, se estiver ligado. Em seguida, pressione-o novamente para tentar ligar o sistema.

Modo de Recuperação: Dependendo do tipo de chip (Apple Silicon ou Intel), o método para entrar no Modo de Recuperação varia. Para Apple Silicon, mantenha pressionado o botão de energia por dez segundos e, quando aparecer a janela de opções de inicialização, selecione as “Opções” e continue. Para chips da Intel, mantenha pressionadas as teclas ⌘ Command R após desligar e ligar o Mac até que o logo da Apple apareça.

Utilitário de Disco: No Modo de Recuperação, escolha a opção “Utilitário de Disco” e prossiga. Se houver erros, deixe o sistema repará-los e reinicie o computador. Se não houver, considere reinstalar o macOS.

Verificação de tela externa e periféricos: Verifique se o problema não está na tela externa, se conectada, e desconecte todos os periféricos para verificar se há interferência externa.

Se as etapas acima não resolverem o problema e o Mac continuar exibindo uma tela vazia, é aconselhável entrar em contato com o Suporte da Apple, seja por telefone, site ou pelo aplicativo de Suporte.

Outras informações: iPhone 16 Pro terá zoom óptico de 5x”, e bateria que ajuda na eliminação de calor

Outras informações: iPhone 16 Pro terá zoom óptico de 5x”, e bateria que ajuda na eliminação de calor

Avisos constantes de falta de memória no Mac

Aviso de falta de memória/Imagem-crédito: macsecurity-Por-David Balaban
Aviso de falta de memória/Imagem-crédito: macsecurity-Por-David Balaban

algumas ações podem ser realizadas para solucionar essa questão:

Fechar aplicativos: Encerre todos os aplicativos abertos, mesmo os inativos.

Verificar versões beta e atualizações: Se estiver usando versões beta de aplicativos ou do macOS, volte para uma versão estável. Certifique-se também de que o sistema esteja atualizado indo para as “Atualizações de Software” nas Configurações do Sistema.

Atualizar aplicativos: Mantenha todos os aplicativos atualizados, seja pela Mac App Store ou por atualizações diretas nos aplicativos.

Desativar extensões do navegador: Verifique se alguma extensão do navegador está consumindo muita memória; desative-as para verificar se isso resolve o problema.

Limpeza de arquivos e reinicialização: Apague arquivos desnecessários e reinicie o Mac para liberar a memória.

Utilizar aplicativos de terceiros para liberar memória: Programas como o CleanMyMac têm opções para liberar memória; use-os para otimizar o desempenho do sistema.

Seguindo essas orientações, é possível solucionar problemas comuns que afetam o funcionamento do Mac, garantindo um melhor desempenho e estabilidade do sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *