Desinstalando aplicativos no Mac

Olá pessoal, aqui vai uma dica básica que embora muitos saibam, muitos outros nem fazem ideia, por isso, “Dica Básica” no título.

Desinstalador Mac

Um dos grandes choques de quem migra de outro sistema para o Mac, é a instalação e desinstalação de aplicativos, embora com a App Store isso tenha mudado devido à familiaridade com o iPhone/iPad, já os aplicativos fora da loja da maçã ainda causam estranheza aos novos usuários, já vi usuário achando que deixar o DMG montado e rodar o aplicativo de lá era instalar, mas como esse texto é voltado ao básico vamos do começo.

Aplicativos fora da Mac App Store são distribuídos dentro de arquivos DMG (ou arquivos zip mesmo, só que esses são minoria) que são um misto de arquivo zip com ISO, (olha eu falando difícil, como diria Jason Voorhees “vamos por partes”).

  • Arquivo zip: arquivo que contém vários arquivos compactados para reduzir o tamanho.
  • Arquivo ISO: imagem de um disco CD/DVD que é uma copia fiel ao original.

Instalar um aplicativo no Mac é bem simples

Existem 2 maneiras: uma é baixar via Mac App Store e a outra seria baixar do site do próprio desenvolvedor que na maioria das vezes são arquivos DMG, neste caso só teremos que clicar no arquivo, assim abrindo o DMG e veremos o aplicativo bastando arrastar até a pasta de aplicativos do seu Mac, para facilitar 99.999% alguns deles já trazem um atalho para essa pasta, deixando a instalação bem mais simples (foi complicado até agora?).

LibreOffice: abre arquivos do excel melhor que o Numbers e até que o Microsoft Office for Mac.

Site para download: Home | LibreOffice – A melhor suite office livre

E pronto, está instalado!

Nem digo que já quase apanhei de usuário que não acreditou que era só isso, claro que existem exceções, alguns aplicativos que instalam drivers no sistema (modems 3G/LTE) ou mexem em algo mais profundo e acabam contendo arquivos com extensão .pkg que são mais próximos dos instaladores do Windows.

Desinstalando Aplicativos:

Aplicativos instalados pela Mac App Store, basta clicar no ícone dele no Launchpad (sabe – o foguete) e segurar até ele tremer de medo, igual no iOS e clicar no X.

Enquanto que aplicativos instalados de fora da Mac App Store, basta abrir na pasta aplicativos e apagar, simples assim.

Programa para desinstalar programas no mac?

Sim é simples assim, porém isso só deleta o aplicativo, mas fazendo isso sempre acaba sobrando um lixo inútil (rastros do aplicativo) que só ocupa espaço, vou citar um exemplo: há muito tempo (nesta mesma galáxia) usava um aplicativo leitor de feeds RSS que travava quando abria algo com Flash (esse câncer da internet) e após algumas travadas o aplicativo simplesmente deixou de funcionar, mesmo desinstalando e instalando novamente nada resolvia, pois no caso só apagava o programa, mas os arquivos de configuração dele que haviam sido corrompidos permaneciam no sistema causando o problema, para resolver esse problema ou simplesmente liberar espaço e apagar aplicativos sem deixar rastros, utilizo e recomendo o AppCleaner.

http://freemacsoft.net/

Neste simpático e gratuito aplicativo, basta arrastar o App que deseja apagar, ou clicar em “Applications” e selecionar entre todos os aplicativos do Mac que deseja apagar, assim ele reúne todos os arquivos que o aplicativo criou durante a instalação para que sejam apagados.

AppCleaner
Aplicativo AppCleaner

Caso isso seja muito trabalhoso para você (ô preguiça), basta abrir nas preferências do aplicativo e ligar o SmartDelete, assim quando enviar um aplicativo para o lixo. Ele automaticamente limpa os resíduos dele.

Nunca em hipótese nenhuma apague nada que esteja no “Others”. Deixe oculto a “aba” Others, só deixando visível para quem for abrir a opção preferências do aplicativo e habilitar, assim evita que usuários novatos (é até alguns avançados) mexam no que deveriam deixar quieto.

O Aplicativo AppCleaner é totalmente gratuito e pode ser baixado do site do desenvolvedor, porém considere fazer uma doação, afinal o desenvolvedor não cobra nada por este aplicativo que é tão útil.

Outra opção: Como apagar apps no Mac – Suporte da Apple

Está gostando do Blog? Então venha curtir participar do nosso Grupo no Facebook e também no Twitter.

5/5 - (45 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Mais informações