Review – Evolução Apple Watch nos Carros

Dando continuidade nesse artigo sobre a evolução da empresa Apple no mercado, hoje vou falar sobre como chegaram até alguns modelos de carros.

O que é Apple Carplay? Como tudo começou?

A ideia não era somente ficar no pulso com o relógio inteligente, mas sim pegar os motoristas de carros. A evolução era tremenda e algo nunca visto.

E chegou naquele momento uma grande notícia: O grupo automotivo Volkswagen estava revelando que os proprietários de alguns dos seus modelos agora, poderiam controlar e monitorar seu carro diretamente do seu Apple Watch.

Volkswagen Car Net: recursos de alta tecnologia disponíveis no Apple Watch

Pensa em algo mega, super, hiper revolucionário que estava acontecendo. Isso me faz lembrar muito de um desenho antigo do futuro “Os Jetsons” com a ideia de um mundo futurista.

A ideia era bem simples no começo: Tecnologia do seu Volkswagen mais parecido com um amigo. Ele podia fornecer direções ao longo do caminho, entretê-lo, e podia pedir ajuda em caso de emergência. Tudo a partir do conforto do assento do seu motorista. Pensa como isso despertava o interesse.

E assim começou toda história.

Acessar a sua música, mapeamento e outros aplicativos no seu painel a partir do seu smartphone compatível.

Navegação aprimorada com tráfego em tempo real, informações meteorológicas e muito mais.

Com o sistema da Volkswagen podia pedir ajuda em caso de emergência, definir velocidade, verificar o status do seu Volkswagen remotamente e até encontrar locais de estacionamento.

Sim, era possível aos proprietários de carros da Volkswagen verificar remotamente o status das portas, janelas, velocidade ou até mesmo o combustível. Além disso, eles poderiam trancar ou destrancar portas apenas a partir do seu Apple Watch. O serviço era fornecido aos proprietários da VW e estava sendo estendido para a plataforma Apple Watch.

As coisas que você ama no seu telefone, agora no seu Volkswagen. Essa era uma das divulgações na época.

Como destravar carro com iPhone? Apple Car

Pensa em algo fora do normal para aquele momento: Se você em algum momento não lembra-se onde estacionou seu carro e queria encontrar com urgência, você podia obter um mapa para a localização do seu carro, juntamente com rotas de condução, caminhada e direções com orientação completa de navegação a partir do seu pulso com Apple Watch. Além disso, você também podia remotamente buzinar e piscar as luzes do seu carro. 

Não lembrar onde deixou o carro no estacionamento era coisa do passado.

Além disso, em áreas movimentadas, os motoristas poderiam receber alertas sobre os limites e restrições de velocidade do local.

O aplicativo Volkswagen Apple Watch também mostrava a localização do veículo, o que permitia monitorar quem estava dirigindo o seu carro. Desde a gestão da frota até o monitoramento de um adolescente que pegou o carro da família emprestado, era possível praticamente  monitorar tudo através do relógio.

Remotamente você também podia verificar o nível de combustível do seu motor e a gasolina do carro. Da mesma forma para as versões do motor elétrico dos carros da Volkswagen, você podia verificar remotamente o nível de carga com a capacidade de ligar e desligar o carro.

Proprietários dos carros Volkswagen que tinham equipado o Car-Net® a plataforma podia desfrutar de todos esses recursos não só no Apple Watch, mas também em uma ampla gama de smartphones populares. 

Review Apple Watch Carros
Apple Watch nos Carros

O grupo Volkswagen queria muito mais naquele tempo e também estava trabalhando para disponibilizar o aplicativo Car-Net®, para muitos dispositivos para que cada cliente que possuía um carro Volkswagen com um Car-Net®, poderia encontrar de maneira fácil controlar e monitorar remotamente seu carro. Naquele tempo era uma grande evolução.

BMW e Porsche estava lançando aplicativos do Apple Watch

Mais uma das grandes empresas de carros estava no mercado para revolucionar naquele ano. Pensa que era muito inovador para aquele tempo o que vai ler agora.

A maioria dos carros modernos são conectados à nuvem através de vários aplicativos Android e iOS que permite você fazer coisas diferentes, como acompanhar a manutenção de rotina, bloquear/desbloquear seu veículo, ou ajudar a encontrar um lugar disponível no estacionamento, e assim por diante.

Isso hoje em dia não é incomum, pois muitos fabricantes já ofereciam diversos aplicativos para smartphones mesmo naquele período.

A novidade era que o Apple Watch fornecia uma nova plataforma para carros de luxo, e assim a BMW e a Porsche, estavam lançando incríveis aplicativos do Apple Watch que permitiam muitas funções e operações revolucionárias para o mercado. Muitos desses aplicativos eram bem semelhantes ou os mesmos dos aplicativos para smartphones que já existiam, mas agora estavam disponíveis a partir do seu pulso. Isso sim revolucionou o mercado.

O Car Connect da Porsche permitia os motoristas fazer inúmeras coisas, como:

  • Velocidade média da pista durante a condução;
  • Ver o tempo de viagem, bem como a distância;
  • Verificar o uso do combustível a qualquer momento e descobrir na hora quanto gás restava no tanque;
  • Além disso, o famoso alerta ao motorista se as portas estão destrancadas;
  • Permitia você mover os espelhos externos do carro de longe.

Isso não era tudo! Além desses aplicativos, os proprietários de Porsches híbridos tinha alguns Apps “poderosos” também que podia fazer:

  • Mostrava o caminho mais curto de volta para o veículo em um estacionamento;
  • Acender as luzes do carro;
  • Abrir/ fechar janelas no carro à distância, etc. 

Outro detalhe que era algo inovador mesmo hoje como no passado tinha os dois lados: o que era ou não útil? Aquele período era realmente algo muito diferente e ainda tinha a pergunta: quantos dos aplicativos realmente seriam úteis para os motoristas? 

Hoje sabemos como são importantes e valiosos aos motoristas.

É legal entender um pouco do passado para entender como chegou até hoje os aplicativos compatíveis com Apple CarPlay Apps.

Espero que tenha gostado de mais um artigo sobre a evolução da Apple com o relógio inteligente.

Deixe um comentário