5 dicas essenciais para o seu novo MacBook

Configurações mackbook

Comprou ou ganhou um MacBook? Esse artigo é pra você! Daremos aqui 5 dicas essenciais para o seu novo notebook da Apple.

Pode ser tanto dicas uso Macbook Air, quanto o MacBook Pro ou qualquer modelo de laptop, mas precisa fazer. Vamos as dicas de como organizar o macbook ou o famoso macintosh.

Até hoje agradeço Steve Jobs por tudo o que fez pela empresa e os produtos, em constante evolução como os produtos eletrônicos de consumo:

Apple Computer
Apple TV
Apple Watch
Apple Store
Macbook Apple

MackBook serve para jogos?

Na hora que for jogar pode tirar um tempo para fazer essas configurações indicadas. Porém, vou deixar algo bem claro (opinião).

Quem compra um equipamento como Mac para usar o software/sistema operacional Windows nele para jogar vejo como desperdício. Mesmo que em termos de hardware é excelente para rodar windows.

Se você deseja um computador para rodar jogos, nesse caso aconselho comprar um PC e não um equipamento Apple.

apple
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Apple_logo_black.svg

Vamos deixar uma coisa bem clara pode sim ter defeitos de fábrica. Porém, como qualquer outro equipamento existe assistência técnica.

Tutoriais com dicas e segredos do MacBook

Todos os dias milhares de pessoas tem o prazer de se tornar um novo usuário de um MacBook. Caso você seja uma delas, aqui poderá encontrar dicas essenciais e os melhores recursos do Mac para você usar melhor o seu novo brinquedo e assim começar com o “pé direito” essa nova experiência. Então vamos as melhores dicas macbook.

Primeiros passos com Mac

1ª dica: Guarde tudo!

Uma das melhores experiências de comprar um produto novo da Apple é retirar o produto da caixa. Todos os detalhes foram cuidadosamente pensado pela equipe da maçã. Então a dica é guardar tudo, para que no caso de uma venda futura, algo muito comum, você entregará ao próximo usuário algo muito parecido com o que você recebeu, valorizando seu produto na hora da venda.

MacBook pro com tudo na caixa

Guarde a caixa e tudo que vem com o seu MacBook, inclusive os plásticos, ele irão valer dinheiro em uma possível venda!

Continuando a dica, guarde também a nota fiscal, isso é muito importante, pois ela é a garantia que o produto foi legalmente comprado e assim você terá cobertura da garantia. Caso você tenha medo de perder a nota, então digitalize a mesma e guarde no seu email ou outro lugar seguro. Ela também é parte fundamental numa venda futura.

2ª dica: Compre os acessórios corretos.

Sei que você não pagou barato no seu MacBook, mesmo sendo um usado, mas acessórios sempre farão parte do conjunto. Geralmente voltados para proteção, estilização, armazenamento e conectividade. Mesmo sendo feito de um alumínio muito bem elaborado, ele amassa e arranha, e nem todos gostam do seu estilo prata único. Por isso acessórios sempre serão bem vindos.

Case para macbook air

Veja como fica bonito o seu novo MacBook air com uma case colorida. Tem muitos estilos diferentes de proteger seu Mac.

Um dos principais acessórios são as cases (capas). Elas previnem arranhões na superfície, e protegem a pequenos impactos. Mas não comprem uma capa de baixa qualidade, ela pode arranhar o seu Mac e em caso de queda não proteger nada. Além disso a capa também estiliza seu Mac e deixa ele diferente.

configuracoes mackbook
Configurações e segurança mackbook

No site da Apple no Brasil, tem várias capas e bolsas muito legais, vale a pena dar uma olhada. Eu uso a capa da Speek no meu MacBook Retina 15 polegadas. Ela custa R$ 200 na Apple Store Brasil.

Ou pode procurar no Google:

case macbook air aliexpress
case macbook air amazon

Faça backups invisíveis com o Time Capsule – Liberar espaço Macbook

Não confie 100% no seu disco rígido. Um outro acessório fundamental é um HD externo, ou um Time Capsule. O sistema operacional da Apple para iMacs e MacBooks, o OS X, possui um sistema de auto-backup fantástico, onde te permite voltar no tempo e buscar arquivos antigos com facilidade.

Time capsule Apple como funciona?

Mas para essa função ser perfeitamente, eu recomendo a compra do Time Capsule da Apple, que é um roteador sem fio de altíssima qualidade e com um HD embutido. Assim você faz backups dos seus artigos sem precisa apertar 1 botão sequer.

É bom lembrar que a Apple possui a tecnologia Thunderbolt e Thunderbolt 2, que é muito mais rápida do que o USB 3.0. Isso faz com que backups com HDs externos com essa tecnologia sejam até 10x mais rápidos.

HD externo vale a pena comprar?

Outro acessório interessante, se você costuma salvar muitos arquivos ou mídias importantes, é o HD externo. Com o sistema Mac OS X você terá uma opção de backup (veja como usar o time Machine) que não deixará você perder nada e caso você já tenha um Mac equipado com o Thunderbolt ou USB 3.0 aproveite para comprar um equipamento que seja compatível e transfira seus arquivos muito mais rápido.

Procure no Google:

comprar hd externo amazon
comprar hd externo americanas

O último acessório que indico é o adaptador para o MacBook para um monitor externo ou projetor, é o Adaptador Mini DisplayPort para VGA Apple. Esse acessório é fundamental, você não pode ficar sem ele. Você pode comprar na Apple Store.

Procure no Google:

adaptador mini displayport para vga kalunga
adaptador mini displayport para vga boa dica
adaptador mini displayport para vga mercadolivre

3ª dica: Deixe ele a sua cara!

Preferências do Sistema Mac

Clique na maçã (topo a esquerda) do menu superior e vá em preferências do sistema. Ajuste tudo e deixe o seu Mac do seu jeito.

Uma das coisas que fazem os novos usuários não se adaptarem ao seu MacBook é não configurar corretamente o seu novo dispositivo. Essa dica também serve para seu dispositivo móvel (iPhone e iPad). Entre nas preferências do sistema e deixe ele a sua cara.

Configure corretamente como gostaria de usar o mouse, a resolução da tela, a posição da barra de aplicativos (Dock), as áreas de trabalho, fundo de tela, proteção de tela, configuração do usuário (foto, senha, nome completo), ou seja, mexa nas configurações e as deixe do seu estilo.

4ª dica: [Segurança] Ative o Find My Mac.

Segurança em primeiro lugar. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer é ativar os itens de segurança do seu MacBook. Eles são:

Senha do usuário | Preferência do Sistema > Usuários e Grupos
Firewall | Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade
Ativar o Buscar meu Mac | Preferência do Sistema > iCloud > Buscar meu Mac

Esses 3 passos são extremamente importantes para a sua segurança. O primeiro deles você fará logo quando você pegar o seu novo notebook da Apple. Muitas pessoas preferem não ter senhas em computadores pessoais pois geralmente só os donos mexem em seus Macs.

Mas isso é um erro básico de iniciante, pois a senha também é uma forma de segurança virtual. Se o seu MacBook estiver conectado em uma rede local de computadores, e estiver sem senha, ele fica livre para acessos de terceiros (se a opção compartilhamento estiver ativada).

O segundo, Firewall, é algo básico para quem usa internet. Firewall é um “filtro” onde só permite acesso à internet daquilo que você autoriza. Isso é bom tanto para segurança na navegação com o Safari, quanto a segurança de emails e aplicativos. Ele não é um antí-virus, e sim um anti-invasor pela internet.

Buscar meu Mac

Ativando Buscar meu Mac (Find my Mac) no seu MacBook

A terceira é uma das mais importantes. O Buscar meu Mac é uma ferramenta gratuita da Apple para quem tem conta no iCloud. É um serviço que usa o GPS do MacBook pra encontrar onde ele está caso você perca.

Para isso você terá que ter uma conta iCloud que você pode criar na hora e de graça! Esse serviço localiza seu Mac caso ele esteja ligado na internet.

5ª dica: Aprenda a usar o teclado do seu Mac.

Esse é um ajuste muito importante, principalmente aos novos usuários de OS X e oriundos de Windows com o keyboard. No Windows a maioria dos teclados utilizam o padrão ABNT que tem o ç (cedilha) dentro do teclado e usa o shift para colocar acentos [shift + acento + letra].

Já o padrão da Apple é diferente, os teclados são do estilo internacional e ela por comum usa o alt para acentuar as palavras [alt.+ tecla específica para cada acento + letra].

Mas como tudo é ajustável (ufa!), você pode usar o padrão Windows no seu Mac. Basta ir em Preferências do Sistema > Teclado > Layouts de Teclado e adicione a opção EUA Internacional – PC. Com essa opção de layout, para acentuar as suas palavras, basta usar as combinações shift + [acento] e depois a letra desejada para acentuar.

Ajustando teclado mac

Fazendo ajuste de idioma de teclado

Exemplo: Estou escrevendo todo esse artigo em meu MacBook, e para eu acentuar a letra é, eu usei shift+[tecla do acento] e depois [e].

—~—

Outros atalhos para o teclado:

1. Fn + Setas: Equivale aos botões Home(←)/End(→) e Page Up(↑)/Page Down(↓) do PC.

2. Fn + delete: Apaga o caractere à direita do cursor. Semelhante ao Delete no PC;

3. command (⌘) + X/C/V/Z: recortar/copiar/colar/desfazer;

4. command (⌘) + Q: Encerra o aplicativo em primeiro plano;

5. command (⌘) + W: Fecha a aba ativa do aplicativo (navegador, Finder etc.);

6. command (⌘) + T: cria uma nova aba no aplicativo ativo (navegador, Finder etc.);

7. command (⌘) + F: buscar texto;

8. command (⌘) + espaço: spotlight.

9. command (⌘) + delete: enviar item selecionado para a lixeira (Finder);

10. option (⌥) + command (⌘) + esc: janela para forçar o encerramento de aplicativo;

11. control (⌃) + ⏏/Liga: janela para reiniciar/dormir/desligar o Mac;

12. control (⌃) + shift (⇧) + ⏏/Liga: coloca as telas em repouso;

13. control (⌃) + ←/→: alterna entre Spaces;

14. enter: renomear item selecionado (Finder);

15. shift (⇧) + command (⌘) + N: cria uma nova pasta (Finder);

16. command (⌘) + I: mostra painel de informações do item selecionado (Finder);

17. command (⌘) + shift (⇧) + 3: captura de tela (inteira). Equivale ao Print Screen.

18. command (⌘) + shift (⇧) + 4: captura de tela (zona selecionável).

19. command (⌘) + shift (⇧) + 4 | espaço: captura de tela (janela selecionada).

20. option (⌥) + delete: apaga a palavra à esquerda do cursor.

Essas foram as 5 dicas essenciais que eu separei para você que acabou de comprar um MacBook, em breve trarei mais dicas simples de como utilizar melhor seu novo notebook.

Se você curtiu, tem alguma dúvida ou alguma coisa a acrescentar, fique à vontade e deixe um comentário.

Deixe uma resposta